Geral

11 motivos para promover eventos na escola

promover eventos na escola

Promover eventos na escola dá trabalho. Não há o que discutir. Por isso, muitas instituições evitam ou terceirizam essa atividade. 

Por outro lado, eles proporcionam diversos benefícios para os alunos, pais, professores e colaboradores. Os eventos escolares são importantes para aproximar todos os envolvidos nesse ambiente. 

Quem nunca teve a oportunidade de promover eventos na escola talvez não saiba o quanto eles podem ser benéficos. Aqueles que já tiveram essa experiência, porém, já se depararam com problemas e aborrecimentos. A verdade é que, no final, o resultado é satisfatório. 

Para quem ainda tem dúvidas, preparamos esse conteúdo com 11 motivos que vão te levar a promover eventos na escola. Confira!

11 motivos para promover eventos na escola

Existem alguns eventos que as famílias e os alunos esperam que sejam realizados pela escola: 

  • Dia das Mães; 
  • Dia dos Pais; 
  • Dia da Família;
  • Apresentações de atividades dos alunos; 
  • Festividades de final de ano, etc.

Corresponder às expectativas da comunidade escolar é apenas um dos diversos motivos que vão te levar a promover eventos. Veja quais são os outros:

1. Estimula a participação dos pais na vida escolar dos filhos

Na correria do dia-a-dia, é natural que os pais não possam participar das atividades escolares dos filhos. Afinal, muitos saem cedo para trabalhar e voltam só à noite. Os eventos estimulam a participação dos pais, pois eles valorizam esse tipo de ação. 

Uma dica é marcar os eventos familiares ou abertos ao público para os fins de semana. Dessa forma, a participação será ainda maior. 

2. Envolve os alunos em um número maior de atividades

Os eventos costumam ser organizados pelos colaboradores da instituição. A escola pode utilizá-los como uma forma de envolver os alunos em outras atividades além das que estão acostumados, ajudando também a diminuir a indisciplina na escola

Organize os alunos por turmas e delegue funções para que cada um fique responsável por uma etapa. 

3. Promove o relacionamento entre as famílias

Durante os eventos, principalmente aqueles em que os pais também participam das atividades, a relação entre as famílias é fortalecida. 

Os pais têm a oportunidade de conhecer as famílias dos colegas de seus filhos e criar laços de amizade. 

4. Atrai a comunidade local

A escola é um espaço de troca e compartilhamento de conhecimento. As atividades diárias que precisam ser cumpridas com os alunos acabam limitando esse espaço apenas para algumas pessoas.

Promover eventos na escola é uma forma de atrair a comunidade local para o ambiente escolar e permitir que todos tenham acesso ao espaço. 

5. Integra toda a comunidade escolar

No dia-a-dia, o convívio na comunidade escolar acaba sendo maior entre alunos e professores. Porém, ela envolve os pais e funcionários, que nem sempre conseguem se integrar. 

Os eventos promovem essa integração, fazendo com que todos participem das atividades propostas e tenham tempo para se conhecer. 

6. Arrecada dinheiro para causas

É muito comum que as escolas particulares se envolvam com obras de caridade. Normalmente, oferecendo a prestação de serviços, bolsas para crianças carentes, arrecadação de mantimentos, roupas etc. 

A escola também pode contribuir com dinheiro e os eventos vão ajudar na arrecadação. 

7. Dá oportunidade para quem quer conhecer a escola

Participar de um evento na escola é uma forma sem compromisso de conhecer o espaço físico. Além dos profissionais que atuam na instituição e os alunos que estudam nela. 

Algumas famílias se sentem inibidas de conhecer várias escolas. Pois vão tomar o tempo dos profissionais e professores, sem dar garantias de que farão matrícula.

O que é um equívoco, pois os profissionais estão disponíveis para atender os pais, tirar suas dúvidas etc. Ainda assim, para quem não se sente bem com essa situação, os eventos abertos são oportunidades de visitar a instituição.

8. Motiva o aprendizado

Os eventos escolares costumam estar relacionados com alguma temática educativa. Mesmo quando a motivação não está diretamente ligada a um conteúdo, sempre há um ensinamento para compartilhar. 

Dessa forma, a promoção de eventos escolares não são apenas ações para o lazer e o divertimento dos alunos e suas famílias. Promover eventos na escola também é uma forma de disseminar conteúdo e motivar o aprendizado. 

9. Estimula o convívio com a diversidade

Quando um número grande de pessoas se une, percebemos como o ser humano é múltiplo. A diversidade está presente em todos os aspectos de nossas vidas e dentro do ambiente escolar não seria diferente. Pelo contrário, cada aluno, com sua família, estimula a diversidade com seus costumes, estilo, hábitos, etnia etc.

10. Fortalece a cultura

Um evento escolar atrai diversas pessoas. Cada aluno, leva pelo menos um integrante de sua família, vizinho ou amigo. Além dos familiares dos funcionários, professores e da comunidade local. 

Todas essas pessoas estarão participando de um momento cultural, que tem como um dos objetivos, disseminar conteúdo. O que as pessoas aprenderem naquele espaço será compartilhado com outras pessoas. Com isso, a cultura da região e do país é fortalecida.

11. Traz visibilidade para a instituição

Promover eventos na escola também é uma forma de dar mais visibilidade para a instituição, principalmente se essa é uma prática recorrente. Os vizinhos verão naquela organização um ambiente que compartilha conhecimento com todos. 

Logo, é uma instituição que merece reconhecimento e prestígio. 

A organização de um evento não é uma tarefa fácil. Demanda tempo e dedicação de muitos colaboradores, muitas vezes até dos alunos.

Apesar disso, após a sua conclusão, o sentimento é de alegria e dever cumprido com a comunidade escolar e a comunidade da região. 

Promover eventos na escola exige muita organização e planejamento. Afinal, todos querem que o evento seja um sucesso. Para garantir que as famílias comparecerão, é fundamental que a data seja adicionada ao calendário escolar dos alunos

Outro ponto importante é que um evento não pode atrapalhar o controle de faltas e boletins dos alunos. É uma atividade que deve agregar à vida escolar do aluno e não o contrário. 

Se você não costuma promover eventos na escola, marque uma reunião com os pais, professores e colaboradores e peça que eles opinem sobre essa nova prática. 

Leituras recomendadas: