Financeiro

3 modelos de carnês e boletos para escolas

Facilitar o recebimento das mensalidades para os pais também é uma forma de atrair clientes, pois é natural que, depois de avaliar a qualidade da instituição, os pais optem por aquela que oferece o melhor custo-benefício e menos burocracias para o dia a dia. 

Os modelos de carnês e boletos para escolas podem influenciar não só no atendimento que a sua instituição oferece para os responsáveis financeiros dos alunos, mas também no fluxo de trabalho da sua secretaria ou departamento financeiro. 

Neste artigo você vai conhecer 3 modelos de carnês e boletos para escolas e entender qual é a melhor opção para a sua instituição de ensino. Confira!

Quais as diferenças entre carnês e boletos?

Antes de mostrarmos os modelos de carnês e boletos para escolas é importante explicar as diferenças entre esses dois meios de pagamento, pois muitas instituições estão acostumadas a lidar apenas com um modelo. 

Boleto

O boleto é um título de cobrança com as informações da empresa e dados de pagamento.

Antes as escolas podiam trabalhar com dois tipos de boleto: o boleto simples e o boleto registrado. Porém, desde a implementação da cobrança registrada, pela Febraban, todos os boletos precisam ser registrados. 

Uma das vantagens de oferecer o pagamento com boleto é que ele pode ser recebido em diferentes estabelecimentos como bancos, casas lotéricas e até outros locais como mercados, farmácias, lojas etc. 

Além disso, com a obrigatoriedade do uso do boleto registrado, o pagamento ficou mais seguro tanto para a empresa, quanto para o cliente, uma vez que existe a troca de arquivos entre a escola e o banco, garantindo a integridade das informações tanto no registro quanto na baixa.

No software GEO, por exemplo, além desta integração com qualquer instituição bancária através da troca de arquivos, é possível também fazer a geração automática dos boletos na plataforma da Gerencianet, automatizando assim o processo de registro e baixa. Não é necessário o envio de arquivos CNAB e, assim como era no boleto sem registro, a cobrança de tarifa só é feita por boleto pago. Após o pagamento do boleto, a baixa também é feita automaticamente no sistema.  

Carnê

O carnê costuma ser mais comum em empresas pequenas e regionais. Esse modelo funciona como um título de empréstimo. É como se a escola estivesse emprestando aquele valor ao cliente e ele vai pagar as prestações da “devolução” . Essa modalidade pode gerar taxas ou juros de acordo com as regras de contratação. 

O cliente passa por uma análise de crédito para comprovar se tem capacidade de arcar com aquela despesa. Caso aprovado, é gerado um carnê com o número de parcelas da compra e entregue ao cliente. 

Uma das vantagens do carnê é que mesmo que o cliente atrase o pagamento, por alguns dias, ainda é possível quitar o débito com o mesmo título, sem precisar solicitar um novo. 

3 modelos de carnês e boletos para escolas

Carnê Pagamento de Mensalidade

Carne Pagamento de Mensalidade

Esse modelo é o mais simples, pois não tem ligação nenhuma com o banco, é feito e impresso pela escola. Assim como o pagamento também é recebido na escola. 

A principal vantagem é que a instituição não vai depender do banco para recebê-lo, não pagará taxas de emissão e outras cobranças bancárias. O cálculo de juros e atrasos também é feito pela escola. 

Por outro lado, exige mais tempo e dedicação dos profissionais da secretaria que precisarão fazer o recebimento de todos os pagamentos dos alunos. 

Boleto Modelo Carnê

O boleto modelo carnê conta com um layout reduzido e pode ter até 3 títulos impressos em cada página. Por outro lado, devido ao espaço limitado não é possível inserir informações personalizadas. 

Essas características acabam fazendo com que esse modelo de boleto seja pouco utilizado, até mesmo em pequenas instituições de ensino. 

Boleto Modelo Demonstrativo

É o modelo de boleto mais completo e que oferece mais opções de personalização.

Com ele é possível inserir as informações da escola, mensagens personalizadas como de cobrança para pagamento fora do vencimento ou de débitos em aberto, detalhamento dos serviços que estão sendo pagos como o valor da mensalidade, material escolar, atividades extras, imagens como o logotipo da escola ou imagens promocionais e de marketing etc.

Também é possível inserir informações sobre os descontos para o pagamento antecipado ou o que é preciso fazer para obter esse benefício. 

Qualquer tipo de detalhamento que a escola puder incluir em seus boletos, que esteja relacionado com o pagamento, é importante para evitar ligações e atendimentos desnecessários para a secretaria. 

Como automatizar a cobrança

O uso de boletos, carnês, a opção de pagamento com cartão de crédito ou débito em conta são formas que auxiliam a escola e facilitam o dia a dia do pais, porém nada disso pode ser feito com qualidade e otimização de tempo se não tiver um processo de automatização por trás. 

Algumas ferramentas podem auxiliar nesse processo, veja as opções.

Agendamento de envio de boletos de cobrança

Em muitas instituições os profissionais precisam enviar os boletos de cobrança manualmente para os pais dos alunos. Há casos em que um dia é reservado para essa atividade. O agendamento do envio de boletos é uma forma de reduzir o tempo dedicado a essa tarefa

É possível criar um disparo para enviar os boletos de cobrança para todos os alunos da instituição.

Aviso de vencimento ou atraso de pagamento

Os casos de inadimplência podem ser evitados com o disparo de mensagens personalizadas para avisar os pais sobre o vencimento da mensalidade que está próxima ou para comunicar que o título de cobrança já venceu, juntamente com um novo código para pagamento.

Dê autonomia para os clientes

Os pais podem gerar seus boletos atualizados diretamente em um sistema único da escola. Essa possibilidade além de facilitar o dia a dia dos pais vai minimizar o tempo de atendimento que os profissionais da secretaria precisam dedicar a pedidos como esse. 

Portal e Aplicativo para celular

O acesso à geração, impressão e envio de boletos não pode ficar limitado apenas a uma máquina ou profissional. Um software de gestão escolar online conta com um portal centralizado, que permite aos pais, alunos e profissionais da escola acessarem as informações que precisarem de qualquer dispositivo e a qualquer momento. 

Caso seja necessário verificar, corrigir ou resolver algum problema com um título de cobrança, o profissional poderá acessar o sistema de seu computador, tablet ou celular. 

Quer automatizar as tarefas financeiras e administrativas da sua escola, aumentando a produtividade e minimizando o tempo de atendimento aos pais e alunos?

Conheça o Software GEO,  um sistema de gestão completo para diversos tipos de instituições de ensino como escolas de ensino básico, cursos pré-vestibulares, técnicos, centros universitários, faculdades e universidades.

O Software GEO oferece um sistema de gestão escolar online, personalizável, com planos completos para todos os tipos de investimentos. Acesse o site e confira

Posts Relacionados

6 vantagens de enviar a mensalidade escolar para o celular
O que não pode faltar em um sistema financeiro para escolas
Case de sucesso: instituições que aumentaram seus resultados com o software GEO
UniPaulistana: case de sucesso de uso do Software GEO
Como o sistema de gestão escolar GEO ajudou a escola Shekinah a se organizar financeiramente?