Comunicação

5 ideias para engajar mais os professores da sua escola

Você, assim como diversos profissionais, devem se perguntar diariamente como engajar mais os professores da sua escola, certo? Em um planejamento escolar, ter todos os profissionais focador em um mesmo objetivo pode ser um dos maiores desafios.

Com o auxílio de algumas técnicas e ações, a tarefa de engajar mais os professores da sua escola pode se tornar mais simples do que se imagina. Neste post, vamos te mostrar 5 ideias para engajar mais os professores da sua escola. Não perca!

Antes de mais nada: o planejamento escolar

Para conseguir engajar mais os professores da sua escola é fundamental desenvolver um planejamento escolar que estimule a participação dos profissionais. 

Um dos primeiros pontos se refere a parte mais burocrática, que inclui o calendário, a divisão das turmas e a grade escolar. Não será possível engajar mais os professores da sua escola se os horários das atividades se confrontarem. 

As ações que devem ser feitas em conjunto, com a interação entre salas, por exemplo, deve ser programada para dias em que todos os profissionais e suas turmas possam participar. Sempre que necessário, os horários podem ser remanejados.

Além de engajar mais os professores da sua escola, outro desafio que poderá encontrar é mudar a mentalidade dos professores, pois é comum que o planejamento seja visto como uma atividade tediosa. Afinal, estruturar o projeto, definir objetivos e prazos exigem muito tempo dos envolvidos. 

O responsável, designado para essa tarefa, deve mostrar para os profissionais a importância de se dedicar a essa atividade, que proporcionará grandes benefícios para a todos os envolvidos na instituição. 

O objetivo do planejamento deve ser:

Bem como outros pontos que se enquadram em cada fluxo e rotina escolar. Agora que você viu a importância e os desafios que serão enfrentados com o planejamento e sua execução, veja a seguir como poderá engajar mais os professores da sua escola.

5 ideias para engajar mais os professores da sua escola

Ao engajar mais os professores da sua escola, você estará estimulando a evolução da instituição e promovendo uma educação de qualidade para todos os alunos. Essas conquistas, porém, só serão alcançadas se todos os professores participarem do planejamento e das atividades definidas. 

Quando todos os envolvidos entendem os propósitos e os objetivos da instituição, fica mais fácil engajar mais os professores da sua escola. As dicas que listamos abaixo também vão te ajudar. Confira!

1.Tenha empatia

Esteja sempre atento às dificuldades expostas pelos profissionais, às propostas de melhorias sugeridas e às diversidades de cada ambiente escolar – cada turma tem particularidades e características específicas e lidam de formas diferentes com seus professores. Leve isso em consideração ao propor novos projetos. 

Ofereça seu tempo ou delegue essa função para um profissional que possa se disponibilizar a ouvir e entender quais são as maiores dificuldades de integração e participação dos profissionais. Dessa forma, será possível buscar alternativas para manter os professores engajados.

2. Abra espaço para o diálogo

A comunicação deve ser estimulada e uma das formas de se fazer isso é pedindo feedbacks dos envolvidos, para que eles deem suas opiniões sobre os processos e sugestões de como melhorar o que não está totalmente alinhado. 

Promova encontros com todos, assim a opinião de um profissional será estímulo para que outros se sintam motivados a participar e opinar. 

3. Ofereça treinamentos

Os treinamentos são fundamentais para engajar mais os professores da sua escola. Quando a instituição investe em treinamentos, os profissionais se sentem valorizados e percebem quanto o seu trabalho é reconhecido. 

A escola terá profissionais cada vez mais capacitados que proporcionarão melhorias no desenvolvimento e no desempenho dos alunos. A capacitação também evitará que os profissionais se sintam inseguros em realizar atividades do planejamento das quais nunca participaram ou não têm experiência. 

Ofereça capacitação também para outros profissionais. Dessa forma, todos estarão treinados para lidar com as principais expectativas da instituição. 

4. Tenha objetivos em comum

Os objetivos gerais são importantes para atender a todos da instituição e, normalmente, eles são definidos por um corpo docente, formado por coordenadores pedagógicos, diretoria e gestão. 

Não podemos esquecer que cada profissional tem seus próprios objetivos no que diz respeito ao desenvolvimento do seu trabalho dentro da instituição e eles não podem ser deixados de lado.

Por isso, os objetivos dos profissionais devem estar alinhados com os da instituição. Faça um levantamento dos objetivos individuais – referentes à escola – de cada profissional e alinhe com os objetivos traçados no planejamento anual.

Encontre os pontos de comunicação entre eles e crie ações direcionada para que cada profissional possa atingir o seu. 

Atribua para cada um deles, uma tarefa do planejamento geral e os envolva nas ações, com isso eles poderão identificar como suas atitudes e tarefas estão gerando impactos positivos para o ambiente escolar. 

Essa ação fará com que você consiga engajar mais os professores da sua escola, pois eles se sentirão como parte e responsáveis pela execução e sucesso de um grande projeto. 

5. Estruture todas as intervenções

As intervenções existem para que a escola possa compreender, explicar e corrigir tudo que não está alinhado. Da mesma forma acontece com os projetos pedagógicos, onde os professores estão inseridos. 

Com a intervenção, é possível engajar mais os professores da sua escola, desenhando ações que os ajudem a readequar o planejamento do ano letivo. 

O planejamento existe para guiar as ações pedagógicas, porém sabemos que a realidade de uma instituição de ensino muda constantemente.

Um modelo flexível que permite intervenções, permitirá que a equipe de profissionais executem seu trabalho com maior autonomia e respaldo. Garantindo que as melhorias sejam aplicadas sempre que necessário. 

As intervenções também garantem que o trabalho dos profissionais seja acompanhado de perto e tendo o suporte adequado para que toda e qualquer melhoria possa ser aplicada durante o desenvolvimento do projeto. 

Com as ações que listamos acima, você conseguirá engajar mais os professores da sua escola e ter mais sucesso no desenvolvimento de seus projetos pedagógicos. 

Leituras recomendadas

Modelo de histórico escolar: 3 dicas para não errar 

Digitação de notas online: 8 vantagens para sua instituição

5 vantagens de trabalhar com requerimentos escolares online