requerimentos escolares online

5 vantagens de trabalhar com requerimentos escolares online

tecnologia na escola
Como a tecnologia tem se tornado uma grande aliada na captação de alunos

Quanto menor for o fluxo de pessoas solicitando atendimento na secretaria escolar, melhor para a rotina dos profissionais, que podem se dedicar a outras tarefas. Também é interessante para a escola, já que terá funcionários mais produtivos.

Algumas pessoas são avessas ao uso de tecnologias para substituir o trabalho humano, pois acreditam que com isso o profissional se tornará uma peça sem necessidade, mas isso é um equívoco. 

Os profissionais são seres pensantes que têm a capacidade de refletir, ter ideias, estudar e buscar alternativas para otimizar o trabalho. As tecnologias são mecanismos que auxiliam o trabalho dos profissionais, fazendo com que eles deixem de perder tempo com tarefas simples e que não exigem tanta atenção. 

Entre elas estão as solicitações feitas pelos pais que, em instituições que não contam com meios tecnológicos, acabam gerando uma demanda muito maior do que a necessária. 

Oferecer a opção de o pai gerar requerimentos escolares online vai promover benefícios não só para a instituição de ensino, mas para os pais dos alunos também. Veja neste artigo 5 vantagens de trabalhar com requerimentos escolares online em sua instituição. 

O que é um requerimento?

O requerimento é uma solicitação feita a algum órgão, entidade, instituição, empresa etc. Um requerimento é um pedido utilizado por alguém que deseja requerer uma informação, documento, resposta, além de outros diversos tipos de solicitação.

Normalmente, um requerimento tem como base um padrão que precisa ser seguido e ser entregue em papel ofício. Existem alguns padrões para a confecção de um requerimento e cada um pode variar de acordo com o órgão ou instituição que vai atendê-lo. Confira um padrão de requerimento para utilizar em sua escola.

Quais as diferenças entre o requerimentos padrão e os requerimentos escolares online?

A principal diferença entre um requerimento padrão e o requerimento online são as suas formas de preenchimento e envio. 

No primeiro caso, o solicitante precisa ir até o local em que entregará o requerimento e deverá preencher um formulário, alguns locais só disponibilizam o modelo e o solicitante precisa preencher à mão, todas as informações presentes nele. O que acaba tornando o processo mais trabalhoso.

Os requerimentos escolares online não exigem a presença do solicitante junto ao local para o preenchimento e entrega. Como o próprio nome diz, é possível preencher um formulário online e enviar diretamente para a instituição. 

5 vantagens de trabalhar com requerimentos escolares online

As principais diferenças entre o requerimentos escolares padrão e os requerimentos escolares online já está no próprio nome, pois enquanto um exige a presença do solicitante ao local de atendimento, o outro pode ser feito de forma online, ou seja, de qualquer lugar que o solicitante estiver, desde de que tenha acesso à internet. 

Com isso, é possível perceber diversas vantagens que o segundo tipo de requerimento proporciona, mas nós vamos listar para que não haja nenhuma dúvida. 

1. Acabe com as filas na secretaria

Em secretarias escolares, o horário do almoço e o final da tarde costumam ser movimentados, pois são os momentos em que os pais costumam buscar os filhos na escola e é nesse curto período que eles podem comparecer até a secretaria para resolver todos os seus problemas e burocracias. 

É nesse momento que os pedidos de requerimento são mais solicitados. Ao disponibilizar os requerimentos escolares online, a instituição diminui o número de pais e pedidos feitos diariamente. 

produtividade na escola
Por que é melhor customizar um software

2. Ganhe tempo

O número de pais e alunos registrando suas solicitações na secretaria interferem diretamente na rotina dos profissionais, que precisam parar suas atividades para atender o público. 

Os requerimentos escolares online eliminam a necessidade de um profissional se dedicando para esses atendimentos. Essa pessoa poderá investir seu tempo e dedicação em outras atividades. 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

3. Minimize os erros

Em algumas instituições de ensino o preenchimento do requerimento é feito pelo próprio profissional. Ou seja, além de disponibilizar minutos ou horas do seu dia para essa tarefa, ainda há o risco de o profissional preencher o documento com alguma informação errada, por falta de entendimento ou comunicação.

Da mesma forma pode acontecer com um responsável que não tem uma letra legível, podendo causar dúvidas e até erros nas solicitações. O requerimento online minimiza as chances de erro, pois todas as informações serão preenchidas diretamente no portal. 

4. Reduza os custos 

Pode parecer que não, mas o uso de papel no dia a dia, no longo prazo, acaba se tornando uma grande despesa para uma empresa. Imagine quanto de papel, tinta de impressora e de canetas sua instituição já gastou em todos os anos de sua atuação.

Você já colocou na ponta do lápis? Pois deveria. Esse tipo de gasto, muitas vezes, não é contabilizado por ser considerado como irrisório, mas a verdade é que com o passar dos anos pode fazer uma grande diferença para o seu caixa. 

Com o requerimento online não há esse problema, pois como ele é preenchido diretamente no portal da escolha, não será necessário imprimir nada e escrever em nenhum papel. Também temos outras dicas que vão te ajudar a reduzir os custos na administração escolar

5. Facilite a vida do seu cliente 

Nós falamos bem no começo que os pais costumam ir até a escola no horário do almoço ou no final da tarde, pois como já vão buscar os filhos, eles aproveitam o único tempo disponível para resolver as pendências na secretaria.

Por outro lado, há muitos pais que não têm essa possibilidade e precisam sair mais cedo ou chegar mais tarde no trabalho, pedir ajuda de um parente, enfim, se virar como pode para lidar com essas burocracias. 

Com a utilização dos requerimentos online, a escola vai facilitar a vida do pai, eliminando mais uma burocracia em sua vida, permitindo que ele acesse o pedido de requerimento de qualquer computador ou dispositivo móvel. 

Software GEO e os requerimentos escolares online

O Software GEO é um sistema de automatização que ajuda a organizar e gerenciar as rotinas escolares, reduzindo custos, aumentando a produtividade e promovendo melhorias para o dia a dia dos profissionais da instituição de ensino. 

A automatização de tarefas na secretaria escolar pode oferecer inúmeras vantagens para a sua escola.

O Software GEO oferece um portal para a secretaria da escola, pais e alunos, acessarem de qualquer ambiente, seja desktop ou mobile, por meio de um aplicativo exclusivo. Veja como esse sistema pode automatizar as tarefas da sua instituição escolar na prática.

 

Posts Relacionados

Software para gestão acadêmica: otimize a gestão escolar com tecnologia
Aplicativos Mobile: melhore a comunicação com seus alunos
Case de sucesso: instituições que aumentaram seus resultados com o software GEO
UniPaulistana: case de sucesso de uso do Software GEO
Como o sistema de gestão escolar GEO ajudou a escola Shekinah a se organizar financeiramente?

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.