aplicativo escolar

Conheça 5 motivos para investir em um aplicativo escolar!

O aplicativo escolar é uma ferramenta que, se bem desenvolvida e utilizada, pode mudar totalmente a experiência da comunidade de ensino: dos alunos, dos docentes, dos gestores, da equipe de trabalho e dos pais.

Trazendo o fator inovação para a realidade da instituição, um utilitário tem diversas funções, ajudando no gerenciamento de recursos e na comunicação efetiva.

Já usamos aplicativos para quase tudo no dia a dia e, na escola, não poderia ser diferente, concorda? Que tal se inteirar sobre essa nova realidade do setor educacional? Venha conosco nessa leitura e fique por dentro!

Como funciona um aplicativo escolar?

Você já deve ter percebido que as aplicações para smartphone estão em alta. Para tudo que se pode imaginar existe um app. Além disso, as empresas estão investindo cada vez mais em seus aplicativos próprios, não dependendo de terceiros para atuar no universo mobile.

No caso do aplicativo escolar, a ideia é semelhante. A escola se conecta a um programa, cujo acesso é possível para todas as esferas da comunicação: pais, alunos, professores e responsáveis pela administração.

Todas as informações pertinentes são lançadas nesse sistema, sendo possível, ainda, solicitar atendimentos por meio dele.

Quais as razões para investir em um aplicativo escolar?

Trouxemos, a seguir, 5 boas razões para você considerar o uso de aplicativo escolar em sua gestão. Confira!

1. Tecnologia especializada no business

Antes de qualquer coisa, é preciso salientar que não basta ter qualquer sistema atuando em prol da escola. É fundamental ter um app que entende o negócio e trabalha de acordo com as suas especificidades.

A gestão escolar envolve diversos âmbitos. Sendo assim, a aplicação precisa dar suporte para os setores sem deixar a desejar em nenhum aspecto. Opte por uma ferramenta que permita gerir desde assuntos financeiros até ocorrências dos alunos, por exemplo.

2. Acompanhamento do histórico

Antigamente, os professores faziam a reunião de pais para informar as notas dos alunos ou os estudantes levavam o boletim ou a prova para assinatura de ciência dos responsáveis. Isso demanda tempo e recursos de forma desnecessária.

O histórico do aluno, bem como notas e faltas, são disponibilizados por meio do aplicativo. Além disso, a escola dispensa o uso de papel e itens para impressão, economizando não apenas o tempo, mas também recursos materiais e carga de trabalho.

3. Criação de calendários escolares

Se pensarmos que o meio ambiente é beneficiado quando não usamos papel para imprimir o que pode ser disponibilizado online, no que diz respeito ao calendário escolar, esse se torna mais um ponto positivo do aplicativo.

Os eventos da escola, semanas de provas, datas importantes, recesso etc., tudo fica lançado no app. No caso de qualquer alteração, mude no utilitário e a atualização já fica acessível a todos os interessados.

protecao dados escola

Essa ação economiza tempo também, mas acima de tudo, agiliza a comunicação, já que não vai ser necessário fazer incessantes avisos e tirar constantemente as dúvidas dos pais e alunos sobre as datas.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Visualização das grades horárias

Principalmente no começo do ano, é bem comum que alunos e pais fiquem um tanto quanto perdidos na organização das aulas, sem saber o cronograma ou ainda o que é necessário para tal período.

Ao usar o aplicativo, esse problema desaparece, uma vez que os horários semanais se tornam simples de acessar. Informações como a sala da aula e o professor que ministra a disciplina também são inclusas.

4. Gestão das finanças

Nada pior do que ter que ligar para a escola para pedir um boleto. Com o aplicativo, a gestão financeira também fica na palma da mão. O extrato pode ser acessado a qualquer momento, dispensando a montagem e compartilhamento de PDFs. Isso aumenta a produtividade da equipe, que não fica presa a uma tarefa repetitiva.

Com todo o extrato disponível, não há como a mensalidade não ser cobrada, já que tudo se mantém atualizado por meio do app. Além disso, o aplicativo é capaz de disparar avisos, recados e notificações, lembrando o usuário de que uma ação é necessária naquela data. Muito útil, não é mesmo?

5. Envio de materiais para o aluno

Tudo hoje em dia funciona à base do download. Em vez de imprimir ou fazer uma cópia para cada aluno, é muito mais simples disponibilizar o material no sistema e deixar com que o estudante faça a sua consulta.

Se há a necessidade de algum requerimento por parte do aluno, para que a burocracia de ir à secretaria, preencher um papel etc.? A escola já tem muitos documentos para dar conta, por isso, é muito interessante deixar que solicitações de certificados, atestados, entre outros, seja feita via aplicativo. Isso agiliza o processo para ambos os lados.

Como se inteirar sobre funcionalidades e melhorias?

A empresa prestadora do app demonstra que se preocupa com a escola quando atualiza, corrige, melhora, inova e mantém tudo isso acessível. Além de procurar um provedor que compense nas finanças, é fundamental optar por um parceiro que entenda o seu negócio e os desafios enfrentados por você na gestão da instituição de ensino.

Ter a visão sistêmica sobre o que acontece numa escola é a garantia de que o utilitário vai atender uma área sem complicar a outra.

Se na gestão tudo está em ordem, quem trabalha na linha de frente do atendimento deve, também, ter suas demandas auxiliadas pelo app. O mesmo vale para os pais: o aplicativo precisa melhorar o relacionamento com a direção.

No aplicativo escolar da Software GEO, por exemplo, as atualizações trazem cada vez mais funcionalidades importantes. Na última atualização — que está sendo liberada —, além de melhorias em relação a algumas funções que citamos neste texto, chegam as opções de:

  • avisar a escola quando estiver próximo, facilitando o embarque do estudante na saída;
  • diário de classe, para que os professores possam lançar chamadas, notas e ocorrências dos alunos.

É essencial que quem desenvolve o app pense sempre em como agregar valor à experiência de todos os envolvidos, priorizando a gestão escolar, mas também agilizando a vida dos pais e alunos. E essa é exatamente a diretriz da Software GEO: modernizar e facilitar a vida da comunidade escolar.

Ficou interessado em conhecer todas as funcionalidades do aplicativo Software GEO? Então, não perca a oportunidade, baixe a versão gratuita do nosso aplicativo e se impressione com as nossas soluções!

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.