Administrativo

Saiba como definir metas no setor educacional!

Saber como definir metas é um desafio até para os gestores mais talentosos. Daí a importância de ter um planejamento estratégico muito bem estruturado. Imagine só querer construir um grande prédio sem antes garantir um alicerce muito forte? A relação do planejamento com a definição de metas é exatamente essa.

Para auxiliar você na missão de estabelecer objetivos, cumpri-los em tempo hábil e ter uma equipe engajada nesses propósitos, trouxemos este conteúdo, com ações fundamentais para alcançar bons resultados. Não perca tempo: venha conosco e encaminhe sua gestão escolar ao sucesso!

Trabalhe na pesquisa de mercado

O setor educacional tem particularidades em relação aos outros empreendimentos. A parte pedagógica ganha grande destaque. A relação entre cliente e empresa se dá de outra forma, pois se trata de educação, um bem imaterial e totalmente indispensável aos cidadãos. Assim, agregar valor à proposta da escola é o que confere um diferencial competitivo.

Seja objetivo no diferencial competitivo

O que a sua escola oferece aos alunos que nenhuma outra instituição proporciona? Mensalidade acessível, qualidade de ensino e infraestrutura, atendimento excelente, metodologias diferenciadas, corpo docente altamente capacitado são pontos que podem responder a essa questão. entre tantos outros. É preciso ter esse diferencial bem estabelecido.

Foque na cultura organizacional

A razão de ser da escola, qual valor ela agrega na vida de quem a frequenta, quais são os códigos de conduta, a missão, os valores, a visão da empresa etc.: para se inserir com sucesso no mercado, isso precisa ser claro. Por quê? Simples: porque vai nortear tudo que a instituição fizer e estabelecer uma marca única (pesquise sobre branding). Daí em diante, você vai saber exatamente como definir metas condizentes.

Pesquise o público-alvo

Se a escola pudesse descrever um cliente ideal, como ele seria? Para direcionar bem o marketing e toda a formação de produtos ofertados, a gestão deve saber o que tem para oferecer ao mercado (como conversamos nos tópicos acima), mas também quem é o alvo dessa atividade.

A educação se destina a crianças, adolescentes, adultos? De quais faixas etárias? Onde essas pessoas moram? O que estão buscando ao procurar o serviço escolar (além do óbvio)? Quais são os problemas que elas enfrentam? Quanto podem e querer pagar? Quais canais de comunicação elas utilizam?

No caso das crianças e adolescentes, deve-se levantar o que é importante para os responsáveis delas, bem como as características deles.

Crie personas

Respondendo todas essas perguntas, você tem em mãos um perfil de consumidor. Tudo que for desenvolvido a fim de captar clientes precisa ser voltado para as necessidades e especificidades desse público, pois ele é o alvo a ser alcançado.

É imprescindível criar uma persona, até para fazer um melhor direcionamento para produtos diferentes, caso se tenha detectado mais de um perfil. Dê um nome a essa personagem inspirada nos clientes em potencial e direcione as suas ações.

Fique de olho na concorrência

A gestão sabe quem a escola é, o que ela tem a oferecer e para quem quer destinar os produtos. Assim, você precisa pesquisar no mercado, de acordo com seu critério (região, preços praticados, metodologia, instalações etc.), quais são as instituições que fazem concorrência direta com a sua. Analise-as.

Aplique o benchmarking

Uma vez que se elenca os concorrentes, você deve buscar os pontos fracos e fortes deles. Dessa forma, o que for prática de sucesso precisa ser incorporado ao desenvolvimento da sua gestão escolar, desde que não fira a cultura organizacional da empresa. É importante agir rápido, pois o mercado é competitivo.

Se você já chegou até aqui em seu planejamento, as metas já começam a ganhar corpo. Você tem um escopo das intenções e objetivos. Mas um propósito sem plano de execução e sem a métrica temporal não é uma meta. Porém, aqui o alicerce já está bem firme, vamos avançar!

Defina metas factíveis

É muito lindo pensar em dobrar o número de matriculados de um semestre para o outro. Entretanto, as metas não podem ser apenas ousadas, mas também factíveis. Definir metas impossíveis ou extremamente improváveis de alcançar é uma maneira de desgastar a equipe e fazer toda a organização fracassar por erro de planejamento.

Estabeleça estratégias

O seu planejamento vai dizer o que é ou não possível alcançar. Se a gestão tem toda a estrutura que precisa, crescer é pura questão de se organizar, alinhar e utilizar os recursos eficientemente. Observe esse pequeno passo a passo:

  • coloque os desejos da administração em grande escala (exemplos: ser a escola referência de boa educação na região ou aumentar o faturamento em 40%);
  • liste o que precisa ser mudado para que a estrutura seja adequada para alcançar o objetivo maior;
  • afunile esses itens em ações menores (ainda seguindo os exemplos: quais são as soluções para tornar a escola referência? quais opções fazem o faturamento aumentar?);
  • analise se é possível aplicar cada uma das hipóteses sem danos e quanto tempo, esforço e recursos isso demanda (sejam financeiros ou não);
  • enfim, defina a viabilidade e avance com a equipe no intuito em questão.

Confie na equipe

Uma escola é antes de tudo um empreendimento multi e interdisciplinar. A pedagogia é um dos pilares, mas as finanças não podem ser descuidadas, bem como o setor de cobrança e relacionamento com os clientes.

Então, não deixe de consultar e permitir que a equipe participe desse caminho para definir metas. Afinal, cada um pode contribuir da maneira proveitosa para a área na qual é especialista, não é mesmo?

Ao ficar a par dos objetivos não como plateia espectadora, mas de forma ativa, a equipe se sente parte do negócio. Assim, se engaja mais no trabalho. E quando os profissionais estão inspirados, o clima organizacional tende a ser favorável para o alcance das metas.

Acompanhe o andamento das tarefas

Tarefas delegadas, cada um sabe qual é seu papel e o quanto ele é importante para que a meta seja alcançada. É dever da gestão pensar no jeito de recompensar o trabalho bem feito do time, além de mostrar constantemente o quanto as ações — responsabilidade de cada membro — estão dando resultados.

É horrível trabalhar e sentir que você está sendo pressionado a entregar algo, sendo que todo o seu esforço não resulta em nada, concorda? Portanto, procure não seguir essa linha na sua escola. Além de demandar as atividades, acompanhe de perto o seu desenvolvimento, interferindo com sugestões e soluções, não apenas cobrando erros.

Analise os resultados

É impossível falar sobre administração sem falar de mensurar os resultados, pois é a análise deles que vai garantir o progresso contínuo e a constatação de crescimento. Definir indicadores para medir o sucesso das ações faz parte do processo. Assim, a gestão aprimora a escola, corrigindo o que foi malsucedido e aplicando novas soluções.

Dominar o assunto e saber como definir metas não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta que se tenha foco na organização e nos métodos para planejar, aplicar, analisar e corrigir. O fator inovação também é fundamental, pois a tecnologia tem o poder de automatizar tarefas, simplificar informações e otimizar recursos. Não deixe ela de fora da sua gestão.

Falando nisso, o sistema usado na sua escola colabora para a definição e alcance das metas de crescimento e qualidade? Confira 12 sinais que indicam que o seu programa de gestão precisa ser trocado!