Mensalidades Escolares

Descontos na mensalidade escolar: o que você precisa saber.

Saber calcular o valor da mensalidade escolar é o primeiro passo no planejamento financeiro de uma instituição de ensino. De acordo com as consultorias realizadas em escolas de todo o Brasil, podemos verificar que os descontos na mensalidade escolar sem parâmetro é, em muitas vezes, o grande vilão para o descasamento do resultado pretendido e realizado, sendo, portanto responsável pela maior evasão de receita.

Você sabe qual a origem da palavra desconto?

A palavra desconto vem do latim “discomputare”, formada por “dis”, com significado negativo, mais “computare”, “contar”, ou seja, uma parte do valor não é levado em conta para o preço final.

Quando a instituição concede descontos na mensalidade escolar sem critério, parâmetro e objetivos, pode trazer prejuízo direto, bem como a falta de credibilidade da planilha de custos, colocando em risco a viabilidade financeira da instituição.

Diante do exposto, orientamos as instituições a trabalharem com patamares de descontos abertos. Este item está presente em uma das palestras que ministro em sindicatos, associações de escola: “Você conhece os números da sua instituição?”, ou seja, é indispensável que a escola tenha a informação dos patamares de descontos praticados e que sejam aberto por:

a) aluno;

b) turma;

c) total (geral da instituição);

E essas informações devem ser em:

d) em % (percentual);

e) em R$ (reais).

Aqui vale uma indicação do Software GEO, um sistema de gestão escolar completo que oferece excelentes recursos para efetuar o controle de benefícios, onde pode-se cadastrar as nomenclaturas e os descontos a serem aplicados ao aluno de forma individualizada, gerando assim relatórios dos bolsistas por curso, turma, tipo, e um resumo anual dos descontos oferecidos. 

O que é importante para definir descontos na mensalidade escolar?

Os administradores devem estar cientes que o desconto de hoje pode ser um tiro no alvo, porém no próximo ano letivo poderá ser um tiro no pé. Para que isso não ocorra, deve-se levar em consideração as duas indagações abaixo:

  • Você conhece o patamar de desconto praticado hoje em sua escola?
  • A instituição tem possibilidade para praticar tais níveis de desconto?

A negociação deve ser muito clara, informando que o desconto concedido é para o ano letivo atual, visto que o próximo ano dependerá da composição da planilha de custos, e em hipótese alguma deve-se garantir patamares de descontos perenes, como verificamos hoje em muitas instituições.

Desconto para pagamento antecipado, no momento da matrícula do aluno, a escola informa o valor da anuidade, e alguns pais pedem desconto para pagamento à vista. A grande pergunta que se faz é: Vale a pena dar desconto para receber o valor à vista?

Quando falamos em descontos na mensalidade escolar, estamos condicionados a entender perda de dinheiro, mas no caso de pagamento antecipado a coisa muda de figura, nessa situação apresentada acima pode-se considerar duas situações:

  1. Se a instituição estiver com seu fluxo de caixa negativo, ou seja, precisa de recursos para o andamento do seu operacional, nesse caso o custo que você está tendo em buscar dinheiro no mercado financeiro (empréstimo) para suprir o fluxo de caixa terá que ser analisado, para ver se o desconto oferecido, e o montante recebido, será compensatório para a instituição.
  2. Se a instituição estiver em situação favorável, no que tange ao fluxo de caixa, então poderá levar em consideração o investimento em alguma aplicação no mercado financeiro, exemplo: poupança, CDB e fundos, usando essa antecipação de receita, para fazer o dinheiro trabalhar por você.

O assunto de descontos na mensalidade escolar nunca é fácil, pois querer análise de dados. Para não cair em “achismos”, portanto busque ajuda se você gestor ou gestora não sente-se seguro em definir qual o patamar máximo de desconto a ser oferecido em sua instituição.

Para isso, é prudente buscar auxílio de profissionais e também da tecnologia, pois tomar essa decisão requer rever os custos da escola a fim de estabelecer de maneira consciente até onde os descontos na mensalidade escolar podem ir, para que a antecipação de receita possa de fato colaborar com as contas da escola e não o contrário!

Se você ficou com alguma dúvida, pode fazer a sua observação logo abaixo nos comentários do post, será um grande prazer responder!