Geral

Diário do professor online: como essa tecnologia ajuda a sua escola?

O diário do professor ou diário de classe é uma ferramenta em que os professores inserem informações sobre a frequência escolar, notas, identificação de alunos, entre outras. Muitas instituições utilizam esse material em seu formato físico e impresso, mas o diário do professor online tem ganhado espaço devido às suas facilidades.

Esse recurso online é uma evolução tecnológica que automatiza o processo e otimiza o tempo em sala de aula. Evita retrabalho, organiza melhor as informações e ajuda a organização a ter um controle sobre o desempenho e frequência de cada aluno, podendo oferecer uma educação de maior qualidade.

Neste post, vamos explicar os principais benefícios de usar um diário do professor online e mostrar como ele pode ajudar a sua escola. Confira!

Por que usar essa tecnologia?

A tecnologia dentro da escola chega não apenas para facilitar processos, mas também para auxiliar o ensino e proporcionar uma educação mais atual aos estudantes. É preciso entender que a nova geração já nasceu em um mundo com internet e dispositivos diversos, portanto, é necessário que o ambiente escolar acompanhe a realidade de seus alunos.

As escolas que investem em tecnologia ampliam sua possibilidade de ensino e aprendizagem. A internet, por exemplo, pode ser vista como uma ferramenta pedagógica, por incentivar a interatividade, colocar o aluno em busca do próprio conhecimento e estimular sua curiosidade. É preciso ensinar as crianças e adolescentes que essas tecnologias podem e devem ser usadas não apenas para lazer, mas também para aprender.

Ao utilizar softwares online, a escola oferece certo grau de autonomia e independência aos professores, além de conseguirem reduzir seus custos administrativos, o que acaba aumentando a receita da instituição. Ao automatizar, muitas tarefas manuais que necessitam de tempo para serem executadas são descartadas e substituídas por simples cliques em um computador.

O uso do diário de classe, por exemplo, exige a inserção de informações de forma manual diariamente. Isso quer dizer que demanda muito tempo e atenção do profissional, pois o preenchimento deve ser feito corretamente.

Ao optar pelo diário do professor online, o educador fará as mesmas atividades de forma muito mais rápida e os dados ficarão armazenados para futuras verificações. O software ainda executa outras ações, como lançamento de conteúdo, avaliação de desempenho, e habilidades aprendidas.

Tudo isso pode ser acessado remotamente pelos pais dos alunos, melhorando a comunicação e a participação da família na escola.

Quais as vantagens do diário do professor online?

Preciso

O lançamento de notas erradas ou faltas a mais é uma questão que pode causar muita dor de cabeça aos alunos e educadores. Em um diário manual, essa tarefa deve ser feita com muita atenção, pelos professores e, posteriormente, pelos profissionais da secretaria. Uma informação errada ou ilegível, ou até um esquecimento, podem prejudicar a nota final e o boletim do aluno.

Com o diário do professor online diminuem-se as chances de que problemas como esses aconteçam. As informações são digitadas diretamente no sistema, eliminando mais uma tarefa repetitiva da secretaria, o processo fica mais fácil de ser conferido, não há riscos de que elas fiquem ilegíveis e todos ganham tempo. Além disso, em caso de erros, a atualização é bem mais rápida.

Ágil

O trabalho de um docente vai muito além de dar uma aula. Antes disso, ele precisa preparar, organizar os conteúdos, pesquisar, criar apresentações, buscar formas diferentes de explicar o conteúdo e fazer os alunos se concentrarem, corrigir as atividades e provas, e mais uma infinidade de tarefas.

A rotina deles é cheia, por isso, precisam de ferramentas que agilizem as tarefas no dia a dia. O diário do professor online proporciona maior agilidade ao inserir e atualizar as informações, pois como tudo é feito digitalmente, o processo acaba sendo mais rápido, e ele pode fazer tudo diretamente pelo smartphone, notebook, tablet ou computador.

Não será mais necessário criar planilhas e documentos para cada situação, imprimir, entregar na secretaria. É só abrir o sistema e começar a colocar as informações.

Editável

O preenchimento de um diário de classe exige muita atenção para evitar erros. Quando eles acontecem não tem jeito, a rasura se torna inevitável. Por isso muitos educadores fazem um preenchimento prévio a lápis para depois inserir o dado definitivamente à caneta.

Com o diário do professor online isso deixa de ser um problema. As informações podem ser editadas facilmente, sempre que for preciso.

Acessível

Esquecer o diário de classe em casa ou em qualquer outro lugar não é algo incomum e isso pode ser um tanto quanto prejudicial. Afinal, naquele momento, não será possível adicionar as informações necessárias e, posteriormente, elas podem ser esquecidas.

O diário do professor online é mais acessível podendo ser utilizado a qualquer momento e de qualquer lugar, ou seja, não precisa ser carregado de um lado para outro. Tudo que o profissional precisa é de um dispositivo com acesso à internet. Ou seja, até pelo smartphone ele consegue anotar a presença, as notas, os conteúdos etc.

Econômico

Ainda que o sistema online tenha um custo, com essa tecnologia, a escola consegue economizar. Não será preciso se preocupar em ter um espaço físico para guardar papéis, já que os documentos estão disponíveis para serem acessados a qualquer momento na nuvem. Esse modelo também é mais ecológico, pois não exige o uso de papel e diminui a produção de lixo.

A economia também aparece com relação aos colaboradores, já que muitos processos podem ser feitos online. Para saber alguma informação sobre os filhos, os pais não precisam ligar ou ir até à escola, diminuindo o número de atendimentos. Algumas tarefas serão eliminadas liberando, assim, os funcionários para outras atividades.

Compartilhável

Outra vantagem do diário de classe online é o compartilhamento de informações. Por meio do sistema, os responsáveis e os alunos terão acesso ao desempenho e frequência, conteúdos desenvolvidos, datas de provas, horários, calendário de eventos, tarefas entre outras particularidades do dia a dia da escola.

Os pais ou responsáveis podem fazer o acompanhamento das informações que estão sendo inseridas e liberadas pela instituição, ficando mais próximos do desenvolvimento do aluno. O professor e a escola também conseguem ter uma comunicação com a família, que pode avisar sobre atrasos, justificar faltas, solicitar segunda via de boleto, solicitar reuniões e diversas outras funções.

Quais as principais funcionalidades?

Registro de frequência

O professor fará o registro da presença dos alunos em sala de aula. Ao final de um período de aulas, a ser definido pela diretoria da instituição, esse dado servirá para avaliar a frequência de cada discente e, caso ele esteja com muitas faltas, é possível acionar a família para descobrir o que está acontecendo.

Lançamento de notas

As notas das provas, atividades e avaliações são lançadas diretamente no diário do professor online. A secretaria e os pais podem fazer o acompanhamento e ao final de um período solicitar o boletim de notas.

Então, se o estudante não fez uma tarefa ou um trabalho, por exemplo, isso já fica registrado, dando a oportunidade para os pais procurarem a recuperação da nota.

Lançamento de conteúdos

Os docentes também podem lançar os conteúdos que foram estudados em sala de aula no sistema. Tanto pais quanto alunos têm acesso a essas informações que, depois, podem ser utilizadas para alguma conferência, caso seja necessário.

Esse recurso é interessante também quando há troca de professor ou quando a escola decide fazer alguma mudança na grade curricular. Com todas as informações, é possível planejar e definir estratégias melhores de ensino e aprendizagem.

Consulta de horários dos professores

A secretaria pode utilizar o diário do professor online para acompanhar e consultar os horários dos profissionais, bem como suas aulas e atividades agendadas.

Envio de mensagens aos pais e alunos

A comunicação com pais e estudantes é facilitada com a utilização do diário online. Os educadores podem adicionar a comunicação e ter uma ferramenta de contato direto. Existem muitas formas de se comunicar com os pais com facilidade.

Pais, professores, secretaria e os próprios alunos terão a possibilidade de consultar sua situação acadêmica. Esse acompanhamento pode promover melhoras significativas no desempenho de cada educando.

Desenvolvimento de habilidades

Fazer o acompanhamento do desenvolvimento das habilidades em crianças pequenas é feito de forma mais simples no diário online. A instituição cadastra uma série de habilidades que deseja monitorar e o professor faz o lançamento de acordo com os níveis pré-determinados.

Como começar a usar o diário do professor online na escola?

Para utilizar o diário online a sua escola precisará de um software específico para isso. Trata-se de um sistema de fácil utilização, que oferece suporte adequado e tem possibilidade de personalização para se adequar à sua realidade.

Ao implantar o novo modelo, é importante fazer um treinamento com os professores e ter alguém sempre de prontidão para ajudar. Depois de estruturado, avise os pais da nova ferramenta e marque uma reunião para ensiná-los como utilizar. Um tempo de adaptação será necessário, é claro, mas com o tempo a escola começará a sentir os benefícios.

Com um bom software, a escola pode fazer o lançamento das notas e faltas dos alunos ao longo dos períodos letivos, com regras e cálculo das médias definidos de acordo com o regimento escolar de cada instituição. O sistema é totalmente personalizável para atender a qualquer tipo de configuração.

Como você viu, o diário de classe online facilita e otimiza muito o trabalho e o tempo do professor e colaboradores. Aproxima os pais do aprendizado dos filhos e ajuda a diminuir custos com funcionários, espaço físico, papel, entre outras vantagens.

Se adéque a essa nova realidade e torne a sua instituição mais interativa e atualizada. Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossas soluções!

Você já utiliza o diário do professor online em sua instituição? Compartilhe sua experiência conosco.


Posts Relacionados

6 vantagens da automação de tarefas na secretaria escolar
7 vantagens da automação de tarefas na secretaria escolar