Geral

Diário do professor online: como essa tecnologia ajuda a sua escola?

O Diário do Professor ou Diário de Classe é uma ferramenta onde os professores inserem informações sobre a frequência escolar, notas, identificação de alunos, entre outras. Muitas escolas utilizam esse material em seu formato físico e impresso, mas de uns anos para cá, muitas instituições, até as públicas, já estão usando sistemas online para inserir essas informações. 

O diário do professor online é uma evolução tecnológica que automatiza o processo e otimiza o tempo em sala de aula. Neste post, vamos explicar os principais benefícios de usar um diário do professor online e mostrar como ele vai ajudar a sua escola. Confira! 

Diário do professor online: os benefícios dessa tecnologia

As escolas que investem em tecnologia desenvolvem profissionais e alunos muito mais autônomos e independentes, além de conseguirem reduzir seus custos administrativos, já que muitas estão diretamente ligadas ao número de processos manuais adotados pela instituição.

O uso de o diário de classe, por exemplo, exige a inserção de informações de forma manual diariamente. Isso quer dizer que demanda muito tempo e atenção do profissional, pois o preenchimento deve ser feito corretamente.

O diário do professor online proporciona maior segurança, precisão, deixa o processo automatizado, além de outros benefícios que você vai descobrir abaixo. 

1. Precisão

O lançamento de notas erradas é uma questão que pode causar muita dor de cabeça aos alunos e professores.  Essa tarefa deve ser feita com muita atenção, pelos professores e, posteriormente, pelos profissionais da secretaria. Uma informação errada ou ilegível, ou até um esquecimento, podem prejudicar a nota final e o boletim do aluno.

O uso do diário do professor online diminui drasticamente as chances de que problemas como esses aconteçam. O professor fica responsável por digitar as informações direto no sistema, eliminando mais uma tarefa repetitiva da secretaria, o processo fica mais fácil de ser conferido, não há riscos de que elas fiquem ilegíveis e a secretaria ganha tempo.

2. Agilidade

O trabalho de um professor vai muito além de dar uma aula. Antes disso, ele precisa preparar a aula, organizar os conteúdos, pesquisar, criar apresentações, buscar formas diferentes de explicar o conteúdo e fazer os alunos se concentrarem, corrigir as atividades e provas, e mais uma infinidade de tarefas. 

A rotina deles é cheia e, por isso, precisam de ferramentas que agilizem as tarefas no dia a dia. O diário do professor online proporciona maior agilidade ao inserir e atualizar as informações, pois como tudo é feito digitalmente, o processo acaba sendo mais rápido, e ele poderá fazer isso diretamente do celular, notebook, tablet e computador. 

3. Correções

O preenchimento de um diário de classe exige muita atenção para evitar erros. Quando eles acontecem não tem jeito, a rasura se torna inevitável. Por isso muitos professores fazem um preenchimento prévio a lápis para depois inserir o dado definitivamente a caneta.

Com o diário do professor online isso deixa de ser um problema. As informações podem ser editadas facilmente, sempre que for preciso. 

4. Acessível

Esquecer o diário de classe em casa ou em qualquer outro lugar não é algo incomum e isso pode ser um tanto quanto prejudicial, afinal, naquele momento, não será possível adicionar as informações necessárias e, posteriormente, elas podem ser esquecidas.

O diário do professor online é mais acessível podendo ser utilizado a qualquer momento e de qualquer lugar, ou seja, não precisa ser carregado de um lado para outro.

5. Econômico

Com a utilização do diário do professor online a escola elimina o uso dos diários de classe tradicionais. Não será preciso se preocupar em ter um espaço físico para manter alguns em estoque, já que ele está disponível para ser acessado a qualquer momento na nuvem. Esse modelo também é mais ecológico, pois não exige o uso de papel. 

6. Compartilhamento 

Os pais podem fazer o acompanhamento das informações que estão sendo inseridas e liberadas pela instituição. Dessa forma, ficarão mais atentos em relação ao controle de faltas, notas de provas, atividades, desempenho em aula etc.

Diário do professor: conheça as principais funcionalidades

Registro de frequência

O professor fará o registro da presença dos alunos em sala de aula. Ao final de um período de aulas, a ser definido pela diretoria da instituição, esse dado servirá para avaliar a frequência de cada aluno.

Lançamento de notas

As notas das provas, atividades e avaliações são lançadas diretamente no diário do professor online. A secretaria e os pais podem fazer o acompanhamento dos lançamentos e ao final de um período será gerado um boletim de notas. 

Lançamento de conteúdos

Os professores também podem lançar os conteúdos que foram estudados em sala de aula no sistema. 

Tanto pais quanto alunos terão acesso a essas informações que, depois, poderão ser utilizadas para alguma conferência, caso seja necessário. 

Consulta de horários dos professores

A secretaria pode utilizar o diário do professor online para acompanhar e consultar os horários dos professores, bem como suas aulas e atividades agendadas. 

Envio de mensagens aos pais e alunos

A comunicação com pais e alunos é facilitada com a utilização do diário online. Os professores podem adicionar a comunicação e ter uma ferramenta de contato direto.

Existem outras formas de se comunicar com os pais com facilidade e nós preparamos um conteúdo sobre isso. Você pode conferir em 6 formas de facilitar a comunicação entre os pais e a escola

Consulta de situação

Pais, professores, secretaria e os próprios alunos terão a possibilidade de consultar sua situação acadêmica. Esse acompanhamento pode promover melhoras significativas no desempenho de cada aluno. 

Desenvolvimento de habilidades

Fazer o acompanhamento do desenvolvimento das habilidades em crianças pequenas é feito de forma mais simples no diário online. A instituição cadastra uma série de habilidade que deseja monitorar e o professor faz o lançamento de acordo com os níveis pré-determinados. 

Com o Software GEO, a escola pode fazer o lançamento das notas e faltas dos alunos ao longo dos períodos letivos, com regras e cálculo das médias definidos de acordo com o regimento escolar de cada instituição. O sistema é totalmente personalizável para atender a qualquer tipo de configuração.

Você já utiliza o diário do professor online em sua instituição? Compartilhe sua experiência conosco.


Posts Relacionados

6 vantagens da automação de tarefas na secretaria escolar
7 vantagens da automação de tarefas na secretaria escolar