Acadêmico

Digitação de notas online: 8 vantagens para sua instituição

Oferecer métodos que otimizam o tempo dos professores e dos alunos é um grande desafio para as instituições de ensino, pois, além de economizar no tempo, essas ferramentas devem ser intuitivas para que todos consigam utilizar facilmente. 

Uma tarefa que parece descomplicada, mas pode exigir muito tempo do professor é o lançamento de notas no boletim do aluno, para simplificar o processo e deixá-lo mais rápido, a digitação de notas online foi criada. 

Adicionar as notas do aluno na web em um sistema que pode ser acessado de qualquer lugar vem proporcionando diversos benefícios para todos os envolvidos. Quer saber porque? Confira quais vantagens a digitação de notas online tem para oferecer para a sua escola.

8 motivos para utilizar a digitação de notas online em sua escola

1. Promove a sustentabilidade

A sustentabilidade é uma discussão básica no ambiente escolar, é praticamente impossível encontrar uma instituição de ensino que não promova o cuidado com o meio ambiente. Colocar em prática e dar exemplos no dia a dia escolar é fundamental para conscientizar os alunos.

Trabalhar com a digitação de notas online é uma forma de a escola mostrar para a sua comunidade (pais, alunos, funcionários e professores) que é possível minimizar o impacto causado no meio ambiente com atitudes simples. 

2. Aumenta a participação dos pais na vida do aluno

Os boletins impressos costumam ser entregues aos responsáveis durante as reuniões de pais, mas cada vez mais o número de pais que comparecem aos encontros tem diminuído. A correria do dia a dia e os compromissos diários e profissionais têm feito com que os pais frequentem menos as escolas de seus filhos. 

Para resgatar a participação dos pais na vida dos alunos, a escola deve investir em métodos que facilite a vida deles e não exijam tanto a sua presença física. A digitação de notas online permite que os responsáveis acompanhem o desempenho dos alunos sem precisar se deslocar até a instituição e fiquem por dentro não só das notas, como das faltas também.

Caso haja algum problema, a escola também deve disponibilizar ao pai uma alternativa de contato para conversar, seja por e-mail, telefone ou um outro canal de comunicação.

3. Controle a frequência em sala de aula

A digitação de notas online é uma funcionalidade disponível dentro do diário de notas do professor. Além dela, os professores podem lançar a frequência dos alunos em sala de aula em tempo real.

Dessa forma, os pais podem acessar, sempre que acharem necessário, e acompanhar se o aluno está frequentando as aulas como deveria ou não. Principalmente os pais que não estão em casa na hora em que seus filhos saem para ir para escola, pois há casos em que eles podem afirmar terem ido à aula, mas ter ficado em casa.

Essa função também pode auxiliar a secretaria da escola, caso estejam preocupados com o comportamento de um aluno, por exemplo, um profissional pode acompanhar se este aluno está frequentando as aulas. O controle de acesso de alunos também é uma forma eficiente de acompanhar a frequência e garantir a segurança das crianças.

4. Acompanhe o desempenho do aluno e tempo real

Os pais não dependerão mais de seus filhos levarem o boletim escolar para a casa ou ter que ir até uma reunião de sala para saber como anda o desempenho do aluno.

O boletim online permite que os pais acessem as informações sobre o rendimento escolar do aluno em qualquer navegador web. Ou seja, o pai pode aproveitar um momento de folga durante o trabalho para verificar como o filho está indo em determinadas matérias. 

Dessa forma, os pais podem, antecipadamente, se prepararem para conversar com o filho assim que chegarem em casa e buscar alternativas dentro ou fora da escola para melhorar o desempenho do aluno que não está indo tão bem.

5. Reduza os custos

O boletim de notas online oferece diversos benefícios além da digitação de notas online e do lançamento da frequência do aluno, uma delas é o acesso às informações do aluno, como histórico escolar.

Sem essa ferramenta, a escola tende a ter um custo muito superior, pois sempre precisam emitir os boletins impressos e entregar documentos que são solicitados pelos pais ou pelos alunos. 

Mesmo para instituições de ensino com poucos alunos, faça uma estimativa de quanto pode ser gasto apenas com a emissão dos boletins, por cada aluno ao decorrer de sua vida acadêmica. 

6. Organize os documentos dos alunos

Geralmente, um boletim de notas online faz parte de uma solução completa que conta com um banco de dados que permite a inclusão de diversos documentos dos alunos como fotos, comprovantes de endereço, documentos pessoais etc.

Com isso, a organização desses documentos pode ser feita de forma mais simples, poupando o tempo e o trabalho de um profissional da escola, além de diminuir o número de tarefas manuais que são exigidas dos funcionários da secretaria. Além é claro, de economizar no espaço físico que antes era necessário. 

7. Invista em melhorias

Todo valor que a instituição de ensino vai economizar após implementar o uso do boletim de notas online poderá ser revertido para outros departamentos da escola, para melhorar a infraestrutura, adquirir novos conteúdos acadêmicos etc.

8. Tenha sempre à mão

Diversos sistemas de digitação de notas online permitem o acesso de qualquer navegador de internet. O Software GEO, por exemplo, oferece até aplicativo mobile para facilitar o acesso. Os pais e os profissionais da escola podem fazer o download do aplicativo e ter as informações sobre os alunos sempre à mão. 

Com o Software GEO a instituição de ensino poderá fazer a digitação de notas online, automatizar os processos da secretaria escolar, fazendo com que as tarefas fiquem mais produtivas e organizadas, além de gerenciar e tornar o controle do departamento financeiro muito mais eficiente. Você paga menos nos seus boletos e elimina a necessidade de trocar arquivos com o banco usando a integração com a Gerencianet.

O Software GEO já ajudou diversas instituições de ensino a reduzirem suas despesas e automatizarem seus processos. Conheça o case da escola Shekinah e veja como ela se organizou financeiramente com o GEO.