Acadêmico

Modelo de histórico escolar: 3 dicas para não errar

Ter um modelo de histórico escolar pode ajudar as instituições com a emissão desse documento importantíssimo para o aluno. No histórico escolar constam as matérias cursadas pelo aluno e a carga horária estudada. Toda trajetória escolar do aluno está presente nesse documento, que costuma ser solicitado quando o estudante vai mudar de escola, fazer inscrição em um curso universitário, etc. 

Tanto ele, quanto o diploma de conclusão de curso, são documentos fundamentais sobre a vida escolar de um aluno e, por isso, são indispensáveis a todos aqueles que precisam dar continuidade à sua formação ou até apresentá-los em empresas que serão contratados. 

Quem deve emitir esse documento é o secretário escolar. Esse profissional precisa estar sempre atento a atividade para garantir que nenhuma informação será adicionada de forma errada ou não será incluída. Contar com um modelo de histórico escolar é uma alternativa que vai ajudar a guiar esses profissionais. 

Como e onde os alunos devem solicitar o histórico escolar?

A solicitação do histórico escolar pode ser feita pelos pais dos alunos ou pelos próprios alunos. Para isso, devem procurar a escola onde concluíram o ensino e fazer um requerimento solicitando a confecção o documento

No caso de instituições que não estão mais ativas, não há motivos para o aluno se preocupar, pois a solicitação pode ser feita junto à diretoria de ensino à qual a escola fazia parte

Há também casos de alunos que concluíram o Ensino Fundamental ou Médio em outros Estados ou cidades distantes. O procedimento é semelhante: o aluno deve entrar em contato com a escola ou procurar a Secretaria da Educação do Estado onde estudou. 

A instituição de ensino pode cobrar pelo histórico escolar do aluno?

A instituição deve entregar, gratuitamente, a primeira via de qualquer documento escolar solicitado pelo aluno, seja ele histórico, diploma, certificados etc. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor – Lei nº8.078/90 -, que rege o contrato de prestação de serviços educacionais, a instituição de ensino só pode cobrar do aluno os valores ou taxas que estiverem descritas em contrato

Nesse caso, ao firmar um acordo, no ato da matrícula ou nas suas renovações, os envolvidos (escola e aluno) estão de acordo que as taxas de emissão do Histórico Escolar, Certificado de Conclusão de Curso ou a expedição e o registro dos diplomas, estão inclusos nas mensalidades cobradas pelos serviços educacionais prestados. 

Essas informações podem ser conferidas nos artigos 22, XXIV, e 24, IX, da Constituição Federal, combinados com os artigos 48, § 1° e 53, VI, da Lei n° 9.394/96 (LDB) em face dos artigos 2° e 3°, da Lei n° 8.078/90, e nos termos da Lei nº 9.870/99.

A escola poderá cobrar caso o aluno solicite uma segunda ou demais vias desses documentos. 

Modelo de histórico escolar: 3 dicas para não errar 

O histórico escolar é um documento que costuma ser solicitado durante todo o ano letivo, mas a frequência com que isso acontece é ainda maior no final do ano e, algumas vezes, até no meio do ano. 

Modelo Histórico Escolar Ensino Fundamental

Modelo Histórico Escolar Ensino Fundamental

Isso acontece porque é nesses períodos que os pais tendem a mudar seus filhos de escola. Quando o pai pode planejar a mudança, normalmente, ele opta por fazê-la enquanto as crianças estão de férias ou próximos de retomar as aulas. 

O histórico escolar é um documento essencial nesses casos, pois é exigido pela nova escola para que o aluno seja transferido. É importante que o documento esteja preenchido corretamente, do contrário o processo de transferência ficará mais complicado. 

Ter um modelo de histórico escolar é uma solução que vai ajudar a instituição nesse sentido. O modelo de histórico escolar tem todas as orientações e os padrões que a instituição precisa seguir para entregar um documento completo para os pais ou alunos. 

Modelo Histórico Escolar Ensino Médio

Modelo Histórico Escolar Ensino Médio

O gestor, diretor ou responsável pela secretaria educacional deve orientar sua equipe a manter os dados e as informações dos alunos sempre organizadas e completas, pois, por mais que a escola tenha um prazo para entregar o documento, ter um modelo de histórico escolar bem orientado vai facilitar e agilizar o trabalho dos secretários. 

A seguir você vai conferir algumas dicas para criar o modelo de histórico escolar da sua instituição. Confira!

1. Dados pessoais

Essa informação é a mais básica e fundamental no documento. Inclua um campo específico em seu modelo de histórico escolar para não esquecer de preencher todos os campos necessários. 

O modelo de histórico escolar deve conter: os dados pessoais do aluno, como nome completo, idade e data de nascimento. 

2. Informações educacionais

Um dos erros mais comuns, cometidos no preenchimento de um histórico escolar, é a falta de informação referente ao detalhamento dos dados acadêmicos do aluno.

Um modelo de histórico escolar deve ter o nome da instituição de ensino onde ele estudou, quanto tempo ele permaneceu na escola, além do detalhamento das notas que ele obteve em cada uma das disciplinas. Essas últimas informações devem ser separadas pelo ano que ele cursou. 

A escola também deve deixar um campo para observações para detalhar eventos atípicos do ano letivo, como por exemplo se o aluno pulou de série e por qual motivo; se foi afastado por questões médicas, por tempo suficiente para causar a perda do ano; ou se passou por testes de nivelamento por ter vindo de outra escola que não enviou o histórico. 

Todos esses dados são importantes e devem contar com uma área específica no modelo de histórico escolar ou registradas e arquivadas em uma pasta específica do estudante. 

Modelo Histórico Escolar Ensino Superior

Modelo Histórico Escolar Ensino Superior

3. Garanta a precisão dos dados

A precisão dos dados do histórico escolar do aluno devem ser garantidas, para isso os funcionários da secretaria escolar devem confirmar se algumas cópias de documentos específicos do aluno estão arquivados. São eles:

  • Certidão de nascimento ou carteira de identidade; 
  • Ficha de acompanhamento do aluno;  
  • Históricos escolares anteriores, quando houver. 

Com a confirmação de que a escola tem esses documentos, não haverá riscos de atrasar o processo de emissão de uma segunda via do documento. 

O que fazer quando o aluno não tem o histórico da última escola?

Em alguns casos a escola não recebe o histórico escolar da última instituição em que o aluno estudou. Nesse caso, a família ou a própria escola devem entrar em contato com a unidade e solicitar uma via do documento. 

Se não receberem o documento dentro do prazo, será necessário entrar em contato com a Secretaria de Educação para intermediar e garantir o recebimento.

Uma forma de evitar esse problema é a escola nova, no ato da matrícula, solicitar uma declaração provisória da instituição anterior até que o histórico fique pronto. 

Modelo Histórico Escolar Ensino Técnico

Modelo Histórico Escolar Ensino Técnico

Invista em processos automatizados

A escola pode e deve investir em métodos que automatizem os processos mais burocráticos e auxiliem na criação de padrões. Um software de gestão escolar permite que a escola crie um modelo de histórico escolar personalizado e gere os históricos de forma automática, a partir das informações inseridas no sistema.

A escola deixará o processo mais rápido e diminuirá as chances de erro na criação do documento. 

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