modernização para escolas

Modernização para escolas: 11 tecnologias para aumentar a produtividade e qualidade

O uso de tecnologias que oferecem modernização para escolas já é uma realidade em muitas instituições. São itens que promovem desde uma melhor comunicação até a facilidade no entendimento do conteúdo pedagógico. Separamos neste post, 11 tecnologias de modernização para escolas que vão te ajudar a aumentar a produtividade e qualidade da sua instituição de ensino.

1. Os dispositivos móveis são bem-vindos em sala de aula

Entende-se como dispositivo móvel todo e qualquer aparelho que se conecte à internet e ofereça mobilidade. Entre os mais comuns estão os smartphones e tablets. Por muitos anos, esses aparelhos, que podem ser transportados para qualquer lugar, foram muito mal vistos no ambiente escolar, mas isso tem mudado.

A pesquisa TIC Educação 2016, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), revelou que 52% das escolas utilizavam o celular nas atividades com alunos. Os dispositivos móveis oferecem diversos benefícios para o processo de aprendizagem em sala de aula e modernização para escolas. Além de utilizar a internet, os alunos podem fazer o download de aplicativos específicos para auxiliar o processo de ensino. 

2. Os alunos e as visitas virtuais

É comum que os professores levem seus alunos para fazer visitas guiadas a museus, teatros, patrimônios históricos etc. 

Isso é possível sem que os alunos saiam da sala de aula. Com algumas ferramentas como Google Earth e o EraVirtual, os alunos podem visitar qualquer local que quiserem de seus celulares ou computadores.

Claro que nenhum deles substitui uma visita física, mas faz com que o aluno tenha uma ideia de como é o local.

3. A era dos registros

Os aplicativos e redes sociais de compartilhamento de fotos e vídeos estão em alta. Isso tem feito com que cada vez mais os alunos se interessem pelo conteúdo audiovisual. Explorar esse interesse em sala de aula é uma forma de incentivar a participação dos alunos. 

Os professores têm aproveitado os recursos de câmera dos smartphones para a produção, edição e compartilhamento do conteúdo da aula.

4. Aplicativos e grupos para facilitar a comunicação

Há quem não goste dos grupos de WhatsApp, mas a ferramenta pode ser muito útil para facilitar a comunicação. Dar um comunicado rápido, discutir temas simples, desmarcar provas, acompanhar o rendimento dos alunos, acertar detalhes de um evento, etc.

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas que, quando conectado à internet, permite a interação rápida entre os usuários. As escolas já estão investindo na ferramenta e alguns professores usando como aliada de seus conteúdos pedagógicos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

5. Solicitações à distância

Dar entrada em um requerimento escolar, na maioria das vezes, exige que o pai ou o aluno vá até a secretaria da escola. Porém, nem sempre as pessoas têm disponibilidade para ir até a escola no horário de atendimento para fazer a solicitação. 

Com o avanço das tecnologias de modernização para escolas, esse processo se tornou menos trabalhoso. Hoje, já é possível solicitar qualquer documento escolar por meio de um requerimento online.

O interessado acessa o portal ou o aplicativo da escola, faz o pedido e comparece até a unidade apenas para retirá-lo. Ou nem isso, algumas instituições enviam o documento com as assinaturas digitalizadas diretamente para a área de acesso do usuário. 

Além dos requerimentos, a escola também pode compartilhar outros documentos e informações, como:

6. Régua de cobrança automatizada 

A régua de cobrança é um método utilizado para evitar a inadimplência. Ele pode ser desenvolvido de diversas maneiras, mas com a automatização ele trabalhará de forma autônoma em benefício da escola. 

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

Com uma régua de cobrança automatizada a escola poderá:

7. Fixação de conteúdo com a realidade aumentada

A realidade aumentada tem contribuído para a fixação do conteúdo e auxilia os professores em sala de aula. A ferramenta permite que uma informação seja ampliada por meio de aplicativos. Com isso, os alunos conseguem ter um contato com detalhes e dados mais claros e explicativos. 

A realidade aumentada pode ser usada para destacar gráficos, imagens, corpo humano, simuladores, mapas, entre outros.

8. Conexões sem barreiras

Existem diversos sites que permitem aos usuários do mundo inteiro se conectarem com o objetivo de trocar conhecimento. Pessoas de diferentes países estão utilizando esses recursos para aprender novos idiomas, sobre atualidades, ciências etc. 

GLOBE é um projeto que conecta mais de 4 mil escolas do mundo com cientistas. Os alunos coletam as informações sobre o ambiente em que vivem e enviam para os especialistas. Os cientistas recebem os dados, ajudam os alunos a analisá-los e sugerem soluções para os problemas daquele meio ambiente.

Outra solução é a Padlet, que permite aos alunos e professores construírem seus projetos em conjunto.

9. Os jogos estão liberados em sala de aula

Com a gamification, os elementos dos jogos são utilizados em sala de aula para engajar os alunos. Existem diversas formas de se aplicar a gamification na escola.

Uma delas é trazer jogos prontos para a sala de aula, promovendo desafios ou missões que estimulem a aprendizagem. Uma alternativa é criar personagens e cenários para que os próprios alunos possam criar seus desafios.

Os benefícios dessa tecnologia são inúmeros e destacamos alguns abaixo:

  • Desperta o interesse em sala de aula;  
  • Aumenta a participação dos alunos;  
  • Desenvolve a criatividade e autonomia dos estudantes;  
  • Promove o diálogo e a resolução de situações-problema.

11. Automatização dos processos e tarefas para modernização para escolas

Investir na modernização para escolas também envolve os processos burocráticos. Torná-los mais simples e rápidos permitirá que todos possam se beneficiar. A automatização proporciona maior produtividade para a execução das tarefas. Além disso, promove mais segurança e efetividade para a conclusão dos processos. 

A modernização para escolas, por meio de um software de gestão, permitirá que o tempo gasto em algumas atividades seja direcionado para outras mais importantes. Com um software de gestão escolar, a instituição ganhará produtividade e qualidade com: 

  • Controle matrículas e rematrículas;
  • Gerenciamento de notas, faltas e atividades dos alunos;
  • Acompanhamento do desenvolvimento do aluno;
  • Upload dos documentos de matrícula para facilitar consultas;
  • Emissão de relatórios de boletim, diários, históricos, carteirinhas, certificados etc;
  • Controle de requerimentos online;
  • Material online para os alunos;
  • Lançamento online de notas, faltas, ocorrências e conteúdo das aulas;
  • Cadastro flexível de valores, planos e serviços;
  • Geração de mensalidades (impressão de boletos);
  • Relatórios para controle de inadimplência, recebimentos e previsões;
  • Envio automático de avisos de vencimento e títulos em aberto;
  • Negociações de dívidas;
  • Calendário escolar e eventos;
  • Diário online, entre outras funcionalidades.

A modernização para escolas é um processo constante que vem sendo desenvolvido com o passar dos anos. Contar com as tecnologias é fundamental para proporcionar um ambiente mais inovador para todos. 

Você conhece alguma ferramenta de modernização para escolas que não foi citada aqui? Conte qual é nos comentários abaixo. 

Leituras recomendadas

Automação de tarefas na secretaria da escola 

10 passos para aumentar a produtividade na secretaria da escola 

Negociação de dívidas escolares: como um software financeiro pode ajudar 

planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.