o que é gestão escolar

O que é gestão escolar e como fazê-la da melhor maneira?

Se alguém perguntasse agora para você o que é gestão escolar, o que você responderia? Para quem cuida de uma instituição, o processo de gerenciamento do negócio é uma dinâmica constante e orgânica. Entretanto, no meio disso tudo, nem sempre os conceitos ficam claros como deveriam.

Pensando nisso, hoje vamos abordar esse assunto e trazer todo o conteúdo básico que você precisa para fazer uma boa gestão escolar, além de esclarecer pontos importantes para a prática.

Assim, você sempre vai ter esse conceito na ponta da língua e bem aplicado no dia a dia. Que tal? Venha conosco nessa leitura!

O que é gestão escolar eficiente?

A gestão escolar é mais do que um processo de gerenciamento comum. Além de lidar com os fatores inerentes ao negócio — diretrizes estratégicas, concorrência e lances do mercado, entre outros —, há ainda a relação interna e a questão do aprendizado, que envolve uma esfera muito mais ampla.

Sendo assim, ao pensar em gestão escolar, a ideia é direta: o gerenciamento de todos os processos envolvidos no negócio educacional. Para alcançar a eficiência nessa missão, é preciso equilibrar os dois lados da balança, sabendo que há uma parte humana a ser cuidada, claro, mas que o caráter mercadológico não pode ser ignorado.

Quais são os benefícios de investir nesse processo?

A boa gestão escolar garante a ampliação da eficiência e evolução do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, uma escola bem organizada impacta diretamente a experiência do aluno, melhorando-a.

A gestão determina e executa o planejamento. Ela é responsável pelo andamento de todas as atividades, por estabelecer metas e criar planos para alcançá-las. Sendo assim, fazer uma gestão bem estruturada traz resultados consistentes.

Como aplicar uma boa gestão escolar?

Há uma frase muito famosa na área da administração que diz: não se gerencia aquilo que não se mede, não se mede o que não se define… E não há sucesso no que não se gerencia.

Essa é uma máxima que fala sobre resultados ligados diretamente à estratégia e sua execução. Dessa forma, os objetivos da gestão ficam claros: definir a direção, criar um esquema para seguir nela, acompanhar os passos.

Siga o planejamento estratégico

O planejamento estratégico norteia o andamento de qualquer organização. Ele não representa apenas um cronograma de atividades, mas o grande propósito por trás de tudo aquilo que se executa.

Nesse cenário, o primeiro passo para ter sucesso na gestão escolar é seguir o planejamento estratégico, pois nele estão contidas todas as diretrizes que norteiam a instituição. Tente ver através dos processos e encontrar o objetivo estratégico.

Foque na qualidade

Qualquer negócio depende dos clientes para sobreviver. Lembre-se: cliente satisfeito é sinônimo de qualidade do serviço prestado. A gestão com foco na qualidade tem o objetivo de aprimorar processos até que o resultado final satisfaça 100% o cliente. No caso da escola, esses clientes são os alunos e seus responsáveis.

LGPD entenda como ela modifica a dinâmica nas instituições de ensino

Por isso, é imprescindível desenvolver métodos de coleta da satisfação, a fim de ajustar todos os procedimentos e atividades para alcançar esse nível de excelência. Isso vai fazer toda a diferença na hora de reter alunos. O resultado é a estabilidade e o crescimento da receita.

Utilize ferramentas de controle

Se não é possível fazer gestão daquilo que não se mede, um dos passos cruciais é determinar indicadores pertinentes às metas e objetivos. Esses pontos ideais vão ajudar você a medir o desempenho das ações. Quando você mensura, consegue quantificar o sucesso.

Na verdade, usar indicadores é sobre aplicar uma metodologia para ter análises sólidas. Com eles, a gestão sabe com exatidão o que deu mais ou menos resultado, além do que exigiu mais esforços e recursos. Com essas informações, a gestão tem poder para tomar boas decisões.

Como dissemos, a gestão tem sua parte mercadológica, técnica e relacionada ao business. Sendo assim, você pode e deve ficar a par de ferramentas de controle e metodologias que são consagradas. Ao conhecer, a gestão pode usá-las para prever cenários e fazer diagnósticos sobre a atuação da escola.

Aplique metodologias consagradas

Num sentido amplo, você pode utilizar a Matriz SWOT para identificar potenciais e defasagens da escola e seus concorrentes, bem como as 5 Forças de Porter. Para controlar a execução de tarefas em setores específicos, as lideranças podem utilizar o 5W2H, além de métodos SMART.

A verdade é que cada área tem metodologias consagradas que podem ser aplicadas. Basta que você se interesse e pesquise sobre, aplicando e aprendendo a ajustar o uso de acordo com a necessidade da escola e da equipe. Os tipos de personalidade, de temperamento, entre outros, são metodologias de RH bem importantes também.

Pratique o Ciclo PDCA

Plan, Do, Check, Act: planejar, agir, checar e ajustar. Esse ciclo, conhecido como PDCA, traz em si a essência do que definimos até aqui como gestão. Faça dele uma rotina no gerenciamento das atividades e espalhe essa ideia como cultura da escola.

Ao colocar o plano em prática, acompanhar as métricas e aprimorar o que for necessário, se estabelece um ciclo saudável de atuação. Dessa forma, há um alinhamento maior entre metas, desempenho da equipe e nível de qualidade dos serviços.

Use um bom sistema de gestão

A inovação e tecnologia devem estar presentes na sua direção, a fim de torná-la eficiente de verdade. Um sistema de gestão escolar integra os processos acadêmicos, financeiros e comerciais. Assim, todas as áreas operam com agilidade e sinergia, com procedimentos padronizados e sem perda de tempo.

Além de melhorar a comunicação interna, o uso de um bom software — especializado no negócio escolar — também diminui erros e retrabalhos, potencializando a produtividade e cortando custos. Por isso, quem faz a gestão precisa considerar uma parceria de sucesso nesse sentido.

Como manter a gestão escolar competitiva?

Sabemos que o mercado é um ambiente acirrado e que ninguém entra nele para brincar. Diante disso, não basta saber por alto o que é gestão escolar e quais são os pilares para aplicá-la, você precisa sempre buscar um diferencial, a fim de obter destaque e bom posicionamento.

Essa distinção pode estar na inovação, na forma com a qual você analisa recursos antes de aplicá-los e até no nível de conhecimento que você tem sobre a área educacional e suas ferramentas. Para ler mais sobre isso, acesse o guia sobre gestão escolar que preparamos para você e se aprofunde no assunto!

planejamento escolar

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.