Geral

Oferecer bolsas de estudo é uma estratégia rentável para a escola?

bolsas de estudo é uma estratégia rentável

Você já deve ter se perguntado em algum momento se oferecer bolsas de estudo é uma estratégia rentável para a sua escola. Não é mesmo?

Acredite, isso é uma dúvida que diversos gestores de escolas devem ter. Afinal, é importante fazer algo de benéfico para a sociedade em que a instituição está localizada, mas é fundamental garantir a saúde financeira do negócio. 

O segmento educacional não está passando por bons momentos, com a crise, é um dos mercados que mais têm perdido clientes. Nos últimos 5 anos, o ensino particular perdeu 1,8 milhão de matrículas no Brasil. Com isso, as escolas estão sendo obrigadas a se reinventar e investir em estratégias que mantenham seus alunos matriculados. 

Com as instituições de ensino perdendo alunos, é possível afirmar que a oferta de bolsas de estudo é uma estratégia rentável? É isso que você vai descobrir neste artigo. Confira!

Oferecer bolsas de estudo é uma estratégia rentável para a escola?

A princípio pode parecer que não. Se a escola precisa manter os alunos matriculados e cumprindo com suas mensalidades, oferecer gratuidade não vai aumentar a receita da instituição

Porém, a estratégia tem muito mais vantagens do que desvantagens para oferecer. É importante, porém, que, antes de oferecer bolsas de estudos, a instituição avalie alguns pontos:

  • Receita da instituição;
  • Despesas anuais;
  • Custo gerado por aluno;
  • Turmas que podem receber novos alunos.

Esses pontos são fundamentais para a escola entender seu contexto estrutural e financeiro, de forma que não cause impactos negativos com a oferta de bolsas. 

Depois de avaliar todos esses pontos, você chegou a conclusão de que a sua escola pode receber bolsistas? Então, veja a seguir por que a oferta de bolsas de estudo é uma estratégia rentável para sua instituição. 

1. Aumenta o interesse pela instituição

Oferecer bolsas de estudo é uma estratégia rentável porque aumenta o interesse de pais e alunos pela instituição.

O valor da bolsa de estudos deve ser definido previamente, junto com a quantidade de vagas que serão ofertadas. A escola pode conceder bolsas integrais ou com porcentagens de desconto. Essa segunda opção causa uma motivação maior nos pais que gostariam de oferecer um ensino melhor para o filho, mas não têm condições financeiras.

Para atrair os interessados, a dica é promover um ou mais dias de processo seletivo. De acordo com a nota obtida na prova, a escola concede descontos para o aluno. Dessa forma, a instituição atrai um grande número de estudantes e pode usar os contatos até de quem não teve uma boa pontuação para oferecer descontos menores. 

Esse tipo de ação é disseminada de forma rápida e orgânica, pois os pais e alunos acabam compartilhando a oportunidade com outras pessoas de seus convívios. 

2. Diminui os pedidos de transferência

Oferecer bolsas de estudo é uma estratégia rentável porque diminui os pedidos de transferência.

Nenhuma escola quer perder alunos. Infelizmente, a crise financeira é um dos motivos que faz com que pais mudem seus filhos de escola. Quando um membro da família perde o emprego, por exemplo, fica mais complicado arcar com as despesas escolares. 

Ao tomar conhecimento de situações como essa, a escola pode intervir oferecendo uma bolsa de estudos para o aluno. É claro que, para isso, a instituição deve avaliar o histórico do estudante para entender se vale a pena mantê-lo, além de entender qual tipo de bolsa será possível beneficiá-lo.

Com a concessão da bolsa, a escola mantém o aluno em seu quadro. Por sua vez, o responsável financeiro certamente vai procurar a escola para retomar com as mensalidades assim que regularizar suas finanças

3. Fideliza os clientes

O pai que recebeu ajuda da escola para manter seu filho matriculado não vai querer trocar de instituição no futuro. Estimular a gratidão das pessoas é uma forma de tê-las sempre por perto. 

Quando essa família tiver outros filhos para matricular ou precisar indicar uma escola para os amigos, vai lembrar da instituição que o ajudou quando ele mais precisou. Ou seja, oferecer bolsas de estudo é uma estratégia rentável porque fideliza clientes. 

4. Diminui os casos de inadimplência

Quando a família do aluno passa por uma crise financeira, duas situações são colocadas à sua frente:

  1. Transferir o filho para uma escola pública;
  2. Manter o filho na escola sem pagar as mensalidades.

Qualquer uma das alternativas não beneficia a escola. Por isso, é importante agir rápido e oferecer alternativas melhores. 

A bolsa de estudo evita que o aluno deixe a escola, como mencionamos anteriormente, e diminui os casos de inadimplência. O pai sabe que seu filho continuará recebendo o melhor ensino e não terá uma dívida no futuro para quitar. 

5. Divulga a escola

Os alunos beneficiados com bolsa costumam estar entre os mais dedicados. Eles precisam manter o benefício, por isso dão o máximo de si. Com isso, é comum vermos esses estudantes nas listas de destaque em gincanas escolares ou em vestibulares muito disputados. 

O aluno se destaca e a escola se destaca também, levando seu nome e imagem para um grande número de pessoas. São essas instituições que os pais vão procurar para matricular seus filhos, pois estão em busca do melhor ensino.

6. Promove a imagem social da instituição 

As escolas são ambientes que fomentam a educação e ajudam na formação dos cidadãos. Por esse motivo, é natural e benéfico que sejam vistas como órgãos sociais, que provocam melhorias na sociedade e a disseminação de conteúdo. 

A oferta de bolsas de estudo é uma estratégia rentável nesse sentido, pois destaca a escola como um órgão que estimula o desenvolvimento social. Além disso, promove a diversidade, estimula o relacionamento entre públicos diferentes e leva a educação para camadas menos favorecidas da sociedade. 

Conclusão

Como falamos no início do conteúdo, a oferta de bolsas de estudo é uma estratégia rentável, mas precisa ser bem organizada. A instituição deve analisar o seu quadro financeiro e o número de alunos para não prejudicar o rendimento e ensino oferecido. 

Além disso, é fundamental organizar e planejar a estratégia, além de ter um objetivo definido. Deve-se pensar desde o público que será atingido até como o processo de distribuição de bolsas será feito.

Algumas instituições firmam parcerias com empresas que atuam no segmento de bolsas de estudos para minimizar os processos e o trabalho da secretaria escolar. Essa pode ser uma alternativa vantajosa para a sua escola.

Avalie os cenários e identifique a melhor alternativa para a escola e seus alunos. Depois, não esqueça de fazer o controle das bolsas de estudos ofertadas

Leituras recomendadas

8 ideias para aumentar a eficiência do atendimento telefônico da escola

10 dicas para reduzir a indisciplina na escola

Requerimentos escolares: 8 formas de facilitar a organização