Secretaria Escolar

Quais as vantagens de um diário de notas online?

Por muitos anos, o diário de notas foi uma das ferramentas de trabalho do professor mais ultrapassadas, isso porque ele sempre foi um material impresso, onde as notas eram inseridas manualmente.

Hoje já é possível encontrar o diário de notas online, uma versão da ferramenta que é inserida em um sistema, podendo ser consultada e até compartilhada na web a qualquer momento.

Existem grandes diferenças entre a versão do diário de notas online para a versão impressa? Sim, não só diferenças como inúmeras vantagens. Neste post, falamos sobre elas, confira. 

O que é um diário de notas online?

O diário de notas online tem a mesma função de um diário de notas tradicional: incluir os planejamentos, metodologias adotadas em sala de aula, controlar os conteúdos desenvolvidos para cada turma, registrar as observações e ocorrências sobre cada aluno, as notas dos alunos, bem como a sua frequência em sala de aula, com a diferença que essa atividade não é feita em um diário impresso.

As informações são adicionadas em um sistema online e, atualmente, escolas particulares e públicas contam com a mesma possibilidade. No primeiro caso, os sistemas costumam ser contratados e fazem parte de uma série de outras funcionalidades para gestão escolar.

Já para as escolas públicas, o sistema costuma ser disponibilizado pela secretaria de educação para centralizar as informações sobre os alunos e deixar essa tarefa automatizada, porém, em grande parte dos casos, o sistema não oferece outras funcionalidades ou, quando oferece, são limitadas e não permitem a integração com outras áreas da escola, outras ferramentas e o acesso para os pais e alunos. 

Quais as desvantagens que um diário de notas online oferece?

Alguns profissionais são um pouco contrários ao uso de tecnologias no ambiente escolar, pois acreditam que eles acabam dispersando e tirando a atenção das tarefas importantes. É verdade que isso pode acontecer, mas não podemos esquecer que a tecnologia já está presente em nosso dia a dia e é quase impossível evitar que ela faça cada vez mais parte do ambiente de trabalho.

Para evitar que algumas tecnologias, como as redes sociais, atrapalhem os processos, cada profissional precisa gerenciar o seu tempo e o uso das tecnologias que não são relevantes para o ambiente de trabalho. 

Tecnologias como um software de gestão escolar online, por exemplo, permitem o acesso a qualquer momento de um navegador web ou de um aplicativo e, ao mesmo tempo, fazer uso de redes sociais. Nesse caso, o profissional precisa estar atento para que esse tipo de acesso não prejudique o seu trabalho.

Além disso, para utilizar um diário de notas online é necessário estar conectado à internet, o que não é o caso do diário de notas impresso. Ainda assim, as vantagens oferecidas pelo modelo online superam qualquer desvantagem que ele possa apresentar. Veja quais são a seguir.

Quais as vantagens que um diário de notas online oferece?

Fizemos uma lista com as principais e mais importantes. Confira abaixo:

1. Sempre à mão

Quem nunca esqueceu o diário de notas em casa, em outra escola ou esqueceu a chave do armário onde onde costuma guardá-lo? Pode não ser uma situação recorrente, mas já deve ter acontecido alguma vez na vida de todo professor. Ou situações semelhantes que impossibilitaram o uso do diário. 

A vantagem de contar com um diário de notas online é que ele pode ser acessado até pelo smartphone, ou seja, não tem como esquecê-lo. 

2. Menos volume para carregar

Os professores precisam carregar, além de seus livros, um diário de classe por escola que ele dá aula. Se ele sai de casa de manhã para dar aula em 3 escolas diferentes ao decorrer do dia, serão 3 diários diferentes, mais os livros para cada turma. É muito material para carregar desnecessariamente. 

O diário de notas online é vantajoso porque não precisa se torna mais um material para ser carregado, o professor só precisa ter a garantia de que terá como acessá-lo em todas as escolas que for dar aula. 

3. Preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade

É obrigação da escola promover o cuidado e a preocupação dos alunos com o meio ambiente. Uma instituição que utiliza muito papel e muitos processos que ainda exigem o seu uso, está indo contra esses valores. 

Utilizar um diário de notas online é eliminar o uso de milhares de folhas por ano em uma escola, transmitindo coerência com os seus valores.

4. Facilidade de armazenamento 

Depois que o ano letivo termina a escola precisa armazenar e depois arquivar todos os diários de notas dos professores, fazendo com que precise de espaço em armários e arquivos, promovendo a proliferação de ácaros e outras bactérias. 

O diário de notas online salva todas as informações sobre o aluno na nuvem. Essas informações e outros dados ficam sincronizados e, caso seja necessário, será possível realizar o envio, download ou impressão do histórico para os pais ou alunos.

5. Segurança para os dados dos alunos

Lembra quando falamos ali em cima que qualquer professor pode esquecer ou perder o diário de notas físico? Pois é, ninguém está livre desse tipo de problema e caso aconteça o que fazer? 

Perder as informações de um diário de notas pode causar uma grande dor de cabeça para o professor e para a escola. Ter a possibilidade de armazenar as informações na nuvem vai proporcionar maior segurança para os dados e informações educacionais dos alunos. 

Como implantar um diário de notas online na minha escola?

O diário de notas online é uma funcionalidade presente em softwares de gestão escolar e para poder fazer uso dessa ferramenta é necessário contratar um sistema que faça o gerenciamento das tarefas escolares

O Software GEO é um sistema de gestão escolar que oferece funcionalidades para a gestão das rotinas administrativas, educativas e financeiras da escola. Tudo de forma automatizada, personalizada e online.

Além de ter acesso ao sistema por meio do portal GEO, os profissionais, professores, pais e alunos contam com um aplicativo para smartphones que proporciona mobilidade a todos os envolvidos. Conheça o Software GEO e veja os benefícios que ele pode oferecer para a sua escola