mensalidade escolar para o celular

6 vantagens de enviar a mensalidade escolar para o celular

Você já pensou que enviar a mensalidade escolar para o celular pode ser uma alternativa de resolver muitos dos problemas da sua escola?

Talvez você ainda não saiba ou até desconfie desse novo formato, mas sim, instituições de ensino, bancárias e diversos outros serviços estão enviando mensalidades, boletos e cobranças em geral pelo celular.

Essa estratégia, que nem é tão nova assim, está facilitando a vida, não só dos profissionais dos departamentos financeiros, mas, principalmente, dos clientes, pois contam com a comodidade de ter as contas no celular e até fazer o pagamento por lá mesmo. 

Ficou curioso para saber como isso funciona? Então, confira este conteúdo que preparamos para você. 

Vantagens de enviar a mensalidade escolar pelo celular

O envio da mensalidade escolar pelo celular evita esquecimentos e inadimplência, faz o cliente ficar feliz porque é prático, diminui a quantidade de papel que a escola precisa imprimir, os funcionários diminuem as ligações e muito mais. Veja algumas vantagens abaixo:

1. Chega de esquecimentos

Quantas vezes a secretaria da sua escola teve que reemitir boletos por causa do esquecimento dos responsáveis financeiros dos alunos? 

Infelizmente, com a correria do dia a dia, é natural esquecermos de assuntos tão simples e necessários, como pagar a mensalidade escolar dos nossos filhos. Isso acaba acarretando, muitas vezes, em um transtorno maior para a escola que precisa fazer a emissão do boleto novamente, mas com data atualizada.

Alguns bancos chegam a cobrar pelos boletos que foram emitidos mais de uma vez. A escola até pode repassar esse valor ao cliente, incluindo taxas e juros, ainda assim, não deixa de dar trabalho e até causar um transtorno.

Ao enviar a mensalidade escolar pelo celular isso acabará, pois não será necessário gerar novos boletos, além de facilitar a cobrança

2. Acabe com a inadimplência

Sabemos que muitos pais usam algumas desculpas para não cumprir com o pagamento das mensalidades dos alunos. 

Essa atitude é muito prejudicial para a escola, pois ela precisa arcar com todas as suas despesas como pagamento de professores, funcionários, manutenções, materiais didáticos e investimentos, mesmo quando não recebe os pagamentos até o vencimento. 

Garantir que as mensalidades sejam pagas em dia é muito importante e um grande desafio, principalmente, quando a instituição precisa lidar com pessoas que agem de má fé.

O envio da mensalidade escolar pelo celular ajudará muito a instituição nesse sentido. Os responsáveis financeiros não poderão alegar que não receberam o boleto ou que tiveram algum problema com o documento. A emissão de um novo boleto poderá ser feita pelo celular, pelo próprio responsável financeiro. 

3. Praticidade para todos

Enviar a mensalidade escolar pelo celular é uma solução que oferece muita praticidade para os pais e para a escola. 

Essa forma de envio deixa os responsáveis pelos alunos com maior autonomia, pois eles podem acessar o aplicativo, diretamente no celular, consultar o boleto, emitir um boleto atualizado e até fazer o pagamento no próprio celular. Sem mistério e sem complicação.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

4. Diminua os custos

Você já analisou quanto tem de custo com a impressão de boletos? Muitas instituições ainda atuam de forma desatualizada e ultrapassada: imprimindo, montando cartas e enviando pelos correios ou entregando para que os alunos levem para seus pais. 

Além de não ser nada seguro, já que pode acontecer um extravio, a distribuição manual e a impressão de tantos boletos, todos os meses, acaba ocasionando uma despesa muito grande para a escola. Você pode até não perceber de imediato, mas experimente colocar na ponta do lápis e calcular. Pode ser assustador.

reduzir inadimplencia escola
protecao dados escola

O envio da mensalidade escolar pelo celular não gera nenhum custo para a instituição e nem para os pais. O acesso é feito por meio do aplicativo, não é necessário a impressão de nenhum papel, os pais podem fazer o pagamento diretamente no celular, a instituição pode sincronizar os dados e as informações e ter nenhum ou quase nenhum trabalho com essa tarefa. Assim, o custo para a sua escola será muito menor. 

5. Aumente a produtividade

Os profissionais da secretaria escolar costumam perder muito tempo com o atendimento ao público e, muitas vezes, as solicitações são referentes aos boletos para pagamento da mensalidade.

A escola que oferece um outro canal para consulta ou pagamento do boleto diminuirá drasticamente o número de atendimentos que precisa fazer, principalmente em datas de pagamento de mensalidade. 

O tempo que esses profissionais costumam perder com esse tipo de atendimento pode ser revertido para outras ações mais importantes, como problemas administrativos diários, questões relacionadas com os alunos e melhorias para a instituição.

6. Ganhe tempo na rematrícula

A rematrícula é um processo que deveria ser bem mais simples e rápido do que realmente é. Esse processo não exige a presença dos pais porque o filho já faz parte do quadro de alunos e a escola tem todos os seus dados. 

Para realizar uma rematrícula o pai deveria, apenas, fazer o pagamento da taxa. Porém, infelizmente, não é isso o que acontece. Os pais precisam comparecer na escola e fazer o pagamento pessoalmente ou retirar o boleto de cobrança na secretaria. 

Nesses casos, a secretaria pode fazer o envio do boleto da mensalidade escolar pelo celular para os pais dos alunos, junto com o último boleto do mês, oferecer um bom desconto para o seu pagamento e colocar uma data limite antecipada. 

Como enviar a mensalidade escolar pelo celular

Existem alguns métodos. Algumas escolas e empresas em geral, investem no disparo de SMS, que costuma contar com o código de barras do boleto, data de vencimento e valor para pagamento. 

Há também sistemas que são sincronizados, a empresa envia um SMS com um código para que o pai acesse um site, gere o boleto e faça o pagamento. Essa forma, porém, não é tão otimizada, pois o pai precisará acessar outro site.

Há também os aplicativos, como é o caso do Software GEO. Os pais fazem o download do app no celular e podem consultar não só o boleto, mas diversos serviços como acompanhar a frequência do aluno, o calendário de eventos escolar, baixar materiais de estudos dos alunos, além de outras funcionalidades. 

Em relação aos serviços financeiros, os pais acessam o aplicativo, consultam e geram seus boletos, alteram a data de vencimento, caso o boleto ultrapasse do prazo de pagamento, e podem fazer o pagamento diretamente no aplicativo do seu banco, sem precisar baixar o boleto, imprimir e etc. 

O Software GEO oferece inúmeras facilidades para quem quer automatizar os processos na escola e aumentar a produtividade dos funcionários. Clique aqui e veja como podemos ajudar a otimizar a gestão escolar.

 


Posts relacionados

Mensalidade Escolar: 3 ações para definir o valor ideal

Cobrança escolar: como simplificar essa tarefa?

4 estratégias para lidar com a inadimplência escolar

7 razões para utilizar um calendário escolar online

Guia da Consultoria de Software Educacional

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.